Loading...
Foi lançado na manhã desta quarta-feira (22), em João Pessoa, um aplicativo para smartphones que vai estender o atendimento do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), feito atualmente apenas por meio do número 190, à população paraibana. O aplicativo “SOS Cidadão”, disponível na App Store para iOS e na Playstore para Android, permite que as pessoas possam fazer chamadas à polícia informando dados importantes para agilizar o trabalho dos serviços de segurança.
Segundo o coronel Arnaldo Sobrinho, coordenador do Ciop, o ambiente mais seguro do aplicativo também tem o objetivo de reduzir a quantidade de trotes para o 190. Inicialmente o aplicativo vai estar disponível apenas para moradores de João Pessoa, mas o serviço vai ser estendido para outras cidades paraibanas.
Após baixar o aplicativo para o smartphone, o usuário primeiro precisa fazer um cadastro no sistema, informando dados como nome completo, CPF, RG, email e endereço. Os dados serão validados pelo Ciop, para confirmar a autenticidade do cidadão e em seguida o usuário pode ter acesso às funcionalidades do aplicativo.


Segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (Seds), a diferença entre o aplicativo e a chamada para o 190 está na rapidez da solicitação, uma vez que o usuário não tem que esperar para ser atendido. Ao fazer a solicitação de ocorrência, os dados são encaminhados automaticamente para o setor responsável. Além disso, o aplicativo pode ser usado em situações em que o usuário não pode falar.Pelo programa, o cidadão pode fazer envio de chamadas de emergência e urgência tanto para a Polícia Militar quanto para o Corpo de Bombeiros. Entre os dados que podem ser compartilhados na chamada, o usuário pode informar o tipo de ocorrência, a quantidade de pessoas envolvidas e também a localização precisa da ocorrência, coletada por meio do GPS do aparelho.

O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Processamentos de Dados da Paraíba (Codata) em conjunto com a equipe técnica do Ciop e em parceria com a Unimed João Pessoa. O serviço está disponível para usuários dos sistemas Android e iOS, podendo ser baixado pelas lojas Google Play e App Store.
Usuários do SOS Cidadão podem informar o local exato da ocorrência por meio do GPS (Foto: Arte/G1)

















Fonte: G1PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem