Loading...

O projeto está previsto para ser implantado em território dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Parelhas no Estado do Rio Grande do Norte e nos municípios Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Picuí no Estado da Paraíba. O IDEMA - Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente é o órgão concessor da licença ambiental no estado, além de responsável pela condução do evento.

Com o objetivo de ampliar o protagonismo potiguar no cenário da geração de energia elétrica renovável e limpa, produzida pela força dos ventos, a empresa Ventos de São Cleófas Energias Renováveis SA, vai apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) no dia 18 de janeiro de 2023 Centro de Atividades Recreativas (CENAR), em Carnaúba dos Dantas, localizado na rua Coronel Quinco, bairro São José, no município de Carnaúba dos Dantas– RN, no dia 18 de janeiro às 14:30h.

O estudo referente à construção do Complexo Eólico Pedra Lavrada objetiva a geração de energia elétrica de fonte eólica (a partir dos ventos), por meio de 372. aerogeradores distribuídos em 27 Parques Eólicos, 21 parques com 14 aerogeradores e 6 parques com 13 aerogeradores. A potência total prevista para o Complexo Eólico será de 1.562,4 Megawatts (MW).

A Audiência Pública tem como meta expor aos interessados e populações impactadas o conteúdo do estudo ambiental, sanar dúvidas e recolher dos presentes as críticas e as sugestões sobre o estudo ambiental elaborado. Ela é peça fundamental para todo processo de licenciamento ambiental, tão importante que normalmente é chamada de "fase embrionária" do projeto. Trata-se de reunião pública, transparente e com ampla discussão, que objetiva a comunicação entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas.

O evento em questão será realizado na modalidade presencial e aberto ao público em geral.


Ao todo, existem 12 comunidades rurais na Área de Influência Direta do empreendimento, localizadas nos territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Parelhas no Estado do Rio Grande do Norte e nos municípios Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Picuí no Estado da Paraíba, sendo elas: Povoado de Timbaúba do Meio; Povoado de Gargalheiras; Povoado de Bulhões; Povoado do Ermo; Cidade de Carnaúba dos Dantas; Povoado de Santo Antônio da Cobra; Povoado de Timbaúba; Comunidade de Barra; Povoado de Joazeiro; Comunidade Negra da Serra do Abreu; Povoado de Corujinha; Povoado de Olho D’água dos Cágados; Malhada Limpa, Sítio Marcação, Mina Brejuí; Mina Barra Verde; Cidade de Currais Novos; Cidade de Pedra Lavrada.

As comunidades citadas receberão serviço gratuito de transporte para garantir aos interessados o acesso à Audiência Pública.

A condução do evento será realizada pelo IDEMA, com participação da empresa Maron Consultoria e Saberes Consultoria Ambiental, responsáveis pela elaboração e apresentação do estudo ambiental, além da presença do empreendedor, na figura da equipe da Casa dos Ventos.

Para ter acesso ao estudo, basta clicar no link: https://sistemas.idema.rn.gov.br/servicos/rima.php. As prefeituras dos municípios envolvidos também receberam cópia do Relatório de Impacto Ambiental, que é um resumo do estudo, em linguagem acessível. O documento é de domínio público.



Audiência Pública do Complexo Eólico Pedra Lavrada

Horário: 14h30min

Data:18 de Janeiro de 2023

Local: Centro de Atividades Recreativas (CENAR)

Endereço: Rua Coronel Quinco, São José, Carnaúba dos Dantas – RN.

Organização: Maron Consultoria e Saberes Consultoria Ambiental.




ASCOM

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem