Loading...
O Dia Mundial da Doação de Leite Humano é celebrado nesta quinta-feira (19) e, em Campina Grande, o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), desenvolve inúmeras atividades e uma campanha voltada à promoção e o incentivo ao aleitamento e a captação do leite materno.

O Banco de Leite Humano (BLH) do ISEA é o responsável por abastecer todas as maternidades da cidade, incluindo a Clipsi, FAP e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

O principal objetivo é a oferta desse leite para alimentar os recém-nascidos prematuros que estão internados em UTIs Neonatais.

A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado.

A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e fazem a coleta até em domicílio.

No momento, o estoque do BLH está baixo. “Nós temos muitas doadoras cadastradas, mas a doação não é contínua, já que ocorre quando a mulher está amamentando e tem leite em excesso. Por isso há uma renovação constante das doadoras e nós precisamos muito que novas mulheres, que estão nesse período, passem a doar sempre que tiverem com hiperlactação”, explica a assistente social, Luciene do Nascimento.

Segundo Luciene, a coleta diária é de 7 até 8 litros/dia, mas o consumo atual está em uma média de 10 litros/dia, o que ocasiona um constante déficit na oferta desse alimento, que é o único consumido pelos recém-nascidos e que ajuda a salvar a vida dos bebês prematuros.

No ano de 2021, foram coletados mais de 196 mil litros de leite.

O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano.

O telefone do BLH é o 3310 6356.






Por: Heleno Lima

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem