Loading...

De fevereiro a maio, por mais que a quadra chuvosa não seja das melhores, os animais dispõem de água e pasto. Entretanto, no segundo semestre, as dificuldades começam a surgir, já que as reservas se tornam mais escassas.

Nesta época do ano, com o tempo cada vez mais quente e seco, o rebanho bovino sofre com a falta de pastagem nativa e de água no Curimataú e Seridó paraibano. Os criadores enfrentam desde 2012 dificuldades para manter os animais. O gado está magro. Quem buscou alternativa como formação de silos para segurança alimentar e reduziu o número de animais ainda se mantém na atividade, mas o quadro é de dificuldades.

A partir de junho, nas regiões em tela, as chuvas ficam escassas até a chegada da pré-estação (dezembro e janeiro) que pode favorecer a formação da pastagem nativa (capim) para alimentar o rebanho. Até lá, é preciso, entretanto, fazer a travessia. Quem percorre rodovias no Curimataú e Seridó paraibano observa os animais nas roças secas, quase sem mato, lambendo terra e pedras à procura de gramíneas.Pode ser uma imagem de ao ar livre

Em Barra de Santa Rosa, por exemplo, o rebanho sofre com a falta de alimentação. “A situação da pecuária é grave aqui na região”, disse o criador Francisco Santos, que mantém uma criação de 20 bichos em sua propriedade. “Na roça, o gado tenta comer o resto de pasto, mas a terra está seca, sem nada”.

Alguns produtores levam os animais para pastar nas margens da rodovia. “É o jeito usar esse capim para não deixar os bichos morrerem de fome”, justificou o agricultor Raimundo Rodrigues. O criador colocou duas pessoas, sinalizando os motoristas com flanelas para evitar acidentes.

De acordo com relato dos criadores, nos últimos sete anos houve morte e venda de animais mediante as dificuldades para alimentar o rebanho. “Muitos venderam a maior parte do gado porque não tinham como sustentar”, disse o agricultor Sebastião Alves.

Os produtores rurais mostram-se preocupados com os anúncios de que 2022 será mais um ano com chuvas abaixo da média histórica, de fevereiro a maio. “A gente fica temeroso, mas não perde a esperança”, conta o agricultor, Severino Dantas, da região da Caatinga, zona rural de Picuí.

“Hoje me deparei com a triste realidade de constatar mortes de animais pela falta de comida e também a falta de água em solo paraibano, especificamente no Curimataú. É de extrema necessidade nos atentar para o uso correto da água, pois, ultimamente os índices pluviométricos para esta região, assim como todo o estado, estão cada vez mais, abaixo do esperado. Alguns fatores influenciam na alteração do clima como, por exemplo; o desmatamento, assoreamento dos rios, constantes queimadas, poluição ambiental entre outros. Vivenciamos momentos difíceis na história do semiárido nordestino”. Disse em sua rede social Cleverthon Silva.

Tecnologias

Segundo técnicos da Empaer-PB, somente uma parte dos criadores investe em tecnologias alternativas de alimentação do rebanho, priorizando a formação de silos (armazenamento de capim ou de sorgo forrageiro) para ser usado no período de escassez.

José Onildo de Negreiros com Portal do Curimataú

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem