Loading...
O coordenador do Cadastro Único de Campina Grande, Rubens Nascimento, falou sobre as mudanças e tirou dúvidas a respeito do pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial, do governo federal, que se iniciou ontem, 18.

À Rádio Campina FM, Rubens contou que o pagamento será feito de duas formas: a primeira é para os beneficiários do programa Bolsa Família e que foram tidos como trabalhadores autônomos e informais. Estes receberão os R$ 600 dentro do próprio cronograma de pagamento do benefício, inclusive permitindo o saque em espécie.

Para esses beneficiários, a data para recebimento é de ontem até o próximo dia 29, de acordo com o número do NIS de cada um.

A segunda forma de recebimento será para os demais beneficiários do coronavoucher, que já receberam a primeira parcela. Estes só poderão fazer a movimentação financeira através de conta digital, por meio do aplicativo Caixa Tem e, neste caso, só deverão se dirigir à agência da Caixa Econômica diante de um cronograma referente à data de aniversário.

– O governo federal realizou algumas modificações para essa segunda parcela e é importante se atentar: todas as pessoas deverão receber, fora a folha do Bolsa Família que já tem seus cartões próprios, através da conta digital por meio do aplicativo Caixa Tem. Ou seja, os que fizeram referências de sua conta bancária e já receberam a primeira parcela, através da transferência do governo federal para sua conta pessoal, neste segundo momento vai precisar cadastrar a conta digital. De 20 a 26 de maio o crédito será realizado, via conta digital, de acordo com o seu mês de nascimento – contou.

O cronograma para recebimento, levando em conta o mês de aniversário do beneficiário, tem o objetivo de minimizar filas e aglomerações nas agências bancárias.

De acordo com Rubens, será necessário seguir o seguinte calendário: 20 de maio, o pagamento será efetuado para os nascidos entre os meses de janeiro e fevereiro; 21 de maio, nascidos entre março e abril; 22 de maio, entre os meses de maio e junho; 23 de maio, crédito na conta digital dos nascidos entre julho e agosto; 25 de maio, para os nascidos entre setembro e outubro; 26 de maio, para os nascidos em novembro e dezembro.

– As pessoas que irão receber a segunda parcela devem seguir esse cronograma. Vão receber os valores através da conta digital Caixa Tem, mesmo que tenham referenciado, na hora do cadastramento, sua conta pessoal. Será preciso todo um processo de habilitação da conta digital para esse momento, onde se terá um trânsito digital. Vale lembrar que durante o calendário, ou seja, de 20 a 26 de maio, não será possível fazer o saque em espécie e, toda movimentação será por meio digital como pagamento de contas, compras por meio de débito automático. Também não será permitida a transferência bancária para outra conta. Apenas a partir do dia 30 de maio até 13 de junho, caso ainda haja saldo remanescente no aplicativo, é que será possível fazer transferência para saque, o que pode ocorrer de forma automática caso haja cadastro, na base do governo, de uma conta bancária pessoal – explicou.

Paraíba Online

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem