Loading...
Nesta quarta-feira (5) é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, exame que é realizado com o intuito de prevenir ou de detectar o câncer de mama.

A mastologista Maria do Carmo afirmou que a mamografia é um exame essencial para a detecção do câncer de mama e deve ser realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos.

Ela destacou que existem muitos mitos em relação à mamografia, mas assegurou que o exame é reconhecido mundialmente como um método muito seguro e eficaz.

De acordo com Maria do Carmo, o exame é doloroso, mas muito necessário, tendo em vista que o câncer, quando detectado de forma inicial, apresenta até 95% de chances de cura.

Ela citou que o câncer de mama em 85% dos casos não é hereditário e disse que é preciso que mulheres que não têm casos na família realizem a mamografia anualmente da mesma forma.

– A mamografia atualmente é o único exame eficaz para a detecção do câncer de mama. É um exame que vários exames já comprovaram que ele é eficaz e diminui a mortalidade por câncer de mama em mulheres de 20% a 30% – disse, em entrevista à Rádio Caturité FM.

Maria frisou que é necessário que a mulher procure sempre um especialista para tirar as dúvidas e realizar consultas periódicas. Também disse que a mamografia está disponível no serviço público de saúde e que basta que a mulher procure o posto de saúde para ser encaminhada a realizar o exame.

Segundo a médica, o autoexame não é um exame de rastreamento e que apenas a mamografia faz esse papel, reduzindo consideravelmente a mortalidade de mulheres em todo o mundo.

Paraíba Online

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem