Loading...
Em entrevista concedida à Rádio Correio FM, a médica Lígia Lopes falou um pouco sobre hepatites virais. Segundo ela, as hepatites virais são enfermidades causadas por vírus que provocam inflamações no fígado e, em algumas delas, a B, C e D, o caso pode evoluir e se tornar crônico.

– As hepatites virais, na maioria das vezes, são assintomáticas ou apresentam poucos sintomas. Os sintomas quando estão presentes podem ser do tipo fadiga, febre, vômitos, dor abdominal, o típico amarelão nos olhos, que a gente chama icterícia, as fezes esbranquiçadas, a urina mais escura – exemplificou.
Segundo a médica, existem sorologias para todos os tipos de hepatites virais, mas para os tipos B e C podem ser feitos testes rápidos, que apresentam o resultado em alguns minutos, com apenas uma agulhada no dedo.
– O tipo D é mais raro no Brasil, o tipo A, que é a que não cronifica, geralmente são quadros autolimitados que se resolvem espontaneamente. Os tipos B e C, que são aquelas que cronificam, têm tratamento, sendo que o tipo B o tratamento é para controle de doença, e a do tipo C quando cronifica, o tratamento pode promover cura em até cerca de 95% dos casos – disse.
Ainda segundo Lígia, as hepatites virais podem afetar pessoas de qualquer faixa etária, mas o modo de transmissão varia de acordo com o tipo. Segundo ela, existem vários fatores que podem causar agressão ao fígado, dentre eles estão os vírus e também o álcool.
– Se a pessoa bebe, é etilista, e adquire um vírus de hepatite viral, o prognóstico piora, a chance de evoluir com maiores complicações é bem maior, porque é como se os fatores agressores se somassem – completou.
Por fim, a médica contou que no dia 22 de julho o Hospital Universitário Alcides Carneiro realizou uma campanha e ofertou à população testes rápidos de diagnóstico de hepatite viral. Ainda de acordo com ela, a ação foi positiva e dentre os 180 testes realizados, só uma pessoa teve o resultado positivo e já foi encaminhada para seguimento no ambulatório especializado.
– Geralmente todo mês tem um tema específico. O mês de julho foi considerado o mês de combate mundial às hepatites virais. Em novembro nós teremos ação de combate ao diabetes e dezembro de combate ao HIV. Estaremos sempre realizando esse tipo de ação – finalizou.
*As informações foram veiculadas na Rádio Correio FM

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem