Loading...
Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura Municipal de São Vicente do Seridó-PB, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a ‘IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente’. O evento foi realizado na parte da manhã no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na solenidade de abertura estiverem presentes várias autoridades, à exemplo do Vice-Prefeito Dr. Airton de Morais que esteve representando o poder executivo, já que a Prefeita Graciete Dantas cumpria agenda em um evento na cidade de Salvador (BA).

Um momento de destaque foram as apresentações culturais, onde crianças e adolescentes do município mostraram todo o talento para o público presente. Estiveram se apresentando o Coral da Escola Alzyra Xavier, sob a regência do maestro Ramom. O Grupo de dança ‘Nova Geração’, da Escola Municipal Damião Zelo de Gouveia, coordenado pelo professor Júnior. Além do Grupo de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o professor Esmeraldo.
Após essa primeira etapa, o público foi divido em cinco grupos, cada um norteado pelo eixo temático correspondente. Estes, inclusive, estruturaram, de fato, a Conferência, pois foram os pontos que orientaram os debates. Com isso, a Conferência foi realizada com base em cinco eixos de discussão: 1- Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; 2- Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; 3- Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; 4- Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e 5- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Após o momento de discussão em cada grupo, todos se reuniram no auditório do Cras para compartilharem as propostas pensadas e elaboradas.
Por fim, realizou-se a eleição dos 21 delegados que irão participar da Conferência Estadual, na cidade de João Pessoa. Com data ainda não confirmada.
O evento mostrou a importância de se debater e procurar estratégias e ações para o alcance de resultados efetivos. É o que explica Cristiane Lime, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Diante da atual conjuntura de retrocessos, é necessário oportunizar e fortalecer o diálogo entre órgãos e entidades governamentais e não-governamentais de promoção e defesa dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. Por isso a Conferência Municipal foi tão importante. Pois, além de reunir as representações citadas, as propostas elaboradas sinalizaram para a realização de ações voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral das Crianças e Adolescentes.” Disse a presidente.




ASCOM

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem