Loading...
Lutero pregava que somente a fé em Deus salvava as pessoas. Uma ideia que se opunha à salvação pela compra de indulgências. Essa interpretação oferecia ao povo a expiação da culpa por meio da contrição e penitência, o que ia contra as práticas da Igreja naquele momento. Para ele, a salvação se dá pela fé na justiça, na graça e misericórdia divina.


A Reforma Protestante se espalhou na Alemanha e teve rápida aceitação em vários países. Enquanto na Alemanha a reforma era liderada por Lutero, na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João Calvino (1509-1564) e Ulrico Ulrico Zuínglio (1484-1531). Na França e nos Países Baixos, os adeptos foram chamados de huguenotes. Na Inglaterra os Anglicanos, Congregacionais e o movimento puritano, e na Escócia, de presbiterianos.

No século XVIII, ocorreu o Avivamento Morávio com o Conde Zinzendorf, o Grande Reavivamento na Inglaterra com John Wesley, Charles Wesley e George Whitefield e o Reavivamento Americano com Jonathan Edwards esse pastor que era Congregacional levou uma igreja de pouco mais de 100 membros a 1.500 em um ano, ele pregou certa noite um sermão onde as pessoas se agarravam aos pilares do templo com medo profundo de irem para o inferno, ele pregou, “pecadores na mão de um Deus irado”. Nenhum destes avivamentos foi conhecido como Pentecostal, pois o termo é do início do século XX, quando houve o derramamento do Espírito Santo nos Estados Unidos da América.

Tradicionalmente, reconhece-se o começo do movimento Pentecostal com o Avivamento ocorrido em 1906, em Los Angeles (EUA), na Rua Azusa, caracterizado pelo batismo com o Espírito Santo, evidenciado pelos dons do Espírito: línguas estranhas, curas, profecias, interpretação de línguas, etc. O Avivamento na Rua Azusa, rapidamente cresceu alcançando outros lugares e pessoas de várias partes do mundo que foram até lá para conhecer, de perto, o movimento.

Hoje estamos aqui em São Vicente do Seridó-PB município pequeno no semiárido nordestino, mas que como tantos outros tem grandes problemas, mas também grandes virtudes e são elas que nos move, nos dá esperança em continua a mudar a concepção de uma sociedade que vale a pensar em algo que o Apostolo Paulo falou a igreja de Filipos:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”.
Filipenses 4:8,9

Pastor Junior
Igreja Evangélica Congregacional em São Vicente do Seridó-PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem