» » » Vazão reduzida deve atrasar chegada das águas da transposição a Boqueirão

As águas da transposição poderão demorar mais que o esperado para chegar ao Açude Epitácio Pessoa, tradicionalmente chamado de Boqueirão. O reforço hídrico é visto como essencial para restabelecer o abastecimento de água em Campina Grande e mais 18 cidades do entorno. A demora se deve à baixa vazão das águas que seguem pelos canais da transposição. Dos 6 metros cúbicos de água estimados inicialmente, não mais do que 2 metros cúbicos estão sendo disponibilizados.

Por conta da vazão reduzida, apenas nesta quinta-feira a barragem de Poções, em Monteiro, registrou volume suficiente para que se alcançasse o nível do “rasgo” construído para que a água siguisse para o Rio Paraíba sem a necessidade de encher completamente o manancial. A estimativa inicial era de que seriam necessários de 30 a 40 dias para que a água atingisse o manancial de Boqueirão. Há um grau de imprevisibilidade por causa doa assoreamento do rio Paraíba.

O Ministério Público Federal, diante do problema, oficiou a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e a Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional para que informem a vazão da água da transposição do rio São Francisco no estado. O prazo acaba nesta sexta-feira. O MPF alerta para a necessidade da informação para o acompanhamento de provável perda em razão do assoreamento do rio Paraíba; bem como para saber quando as águas do São Francisco chegarão ao açude Epitácio Pessoa.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tem acompanhado o dia a dia da obra, divulgou nas redes sociais que a água começou a escorrer pelo vertedouro, em direção ao rio Paraíba. O tucano lembra que houve problema na Estação de Bombeamento Vertical 6 (EBV-6), em Pernambuco, que está funcionando com apenas uma bomba. Além disso, deverá haver o reforço no repasse das águas porque o reservatório Campos, em Pernambuco, atingir a sua cota. Com isso, o fluxo de água deve chegar a 4,5 metros cúbicos por segundo.













Fonte: Ressumo- PB

Postador Renilson Gomes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO