Loading...
As águas da transposição poderão demorar mais que o esperado para chegar ao Açude Epitácio Pessoa, tradicionalmente chamado de Boqueirão. O reforço hídrico é visto como essencial para restabelecer o abastecimento de água em Campina Grande e mais 18 cidades do entorno. A demora se deve à baixa vazão das águas que seguem pelos canais da transposição. Dos 6 metros cúbicos de água estimados inicialmente, não mais do que 2 metros cúbicos estão sendo disponibilizados.

Por conta da vazão reduzida, apenas nesta quinta-feira a barragem de Poções, em Monteiro, registrou volume suficiente para que se alcançasse o nível do “rasgo” construído para que a água siguisse para o Rio Paraíba sem a necessidade de encher completamente o manancial. A estimativa inicial era de que seriam necessários de 30 a 40 dias para que a água atingisse o manancial de Boqueirão. Há um grau de imprevisibilidade por causa doa assoreamento do rio Paraíba.

O Ministério Público Federal, diante do problema, oficiou a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e a Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional para que informem a vazão da água da transposição do rio São Francisco no estado. O prazo acaba nesta sexta-feira. O MPF alerta para a necessidade da informação para o acompanhamento de provável perda em razão do assoreamento do rio Paraíba; bem como para saber quando as águas do São Francisco chegarão ao açude Epitácio Pessoa.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tem acompanhado o dia a dia da obra, divulgou nas redes sociais que a água começou a escorrer pelo vertedouro, em direção ao rio Paraíba. O tucano lembra que houve problema na Estação de Bombeamento Vertical 6 (EBV-6), em Pernambuco, que está funcionando com apenas uma bomba. Além disso, deverá haver o reforço no repasse das águas porque o reservatório Campos, em Pernambuco, atingir a sua cota. Com isso, o fluxo de água deve chegar a 4,5 metros cúbicos por segundo.













Fonte: Ressumo- PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem