» » Pesquisadores desenvolve novo método anestésico na odontologia para evitar as temidas agulhas

Método desenvolvido na USP usa corrente elétrica em vez de agulhas em anestesias odontológicas.

O procedimento também aumenta a eficácia que tira a sensibilidade da boca e reduz os riscos de infecção.

O método de anestesia baseia-se na aplicação de corrente elétrica para facilitar a absorção de substâncias químicas pelo corpo. A corrente elétrica é distribuída com o auxílio de um eletrodo positivo e de um negativo através de solução eletrolítica aplicada sobe a pele.


O estudo que descreve a técnica foi publicado recentemente no jornal especializado “Colloids and Surfaces B: Biointerfaces”.

Os pesquisadores explicam como criaram uma versão odontológica de um tipo de tratamento conhecido como “ionoforese”.

O método consiste em aplicar uma substância sobre a pele do paciente e usar um eletrodo para injetar uma corrente elétrica na área a ser tratada. A técnica é usada para diversos tipos de aplicações que variam de terapias contra dor crônica e tratamento estéticos.

Mas, até então, pouco se sabia sobre a eficiência das correntes elétricas na mucosa bucal.

PRECISO E INDOLOR

A intenção dos pesquisadores era verificar se a corrente elétrica seja capaz de aumentar a potência desse anestésico tópico o suficiente para que a fórmula pudesse substituir a injeção.

O experimento mostrou que a mucosa absorve 12 vezes mais prilocaina com a ajuda da “ionoforese”, e que o tecido retém substância até 10 vezes mais graças ao estímulo. Já a lidocaína apresentou o dobro de permanência na mucosa.

 A ideia é fazer com que a substância penetre pela gengiva e vá só para a região a ser anestesiada. Não tem como ela dispersar porque tem um eletrodo a atraindo pelo íntimo do dente.

O especialista estima que a anestesia elétrica possa durar entre 30 minutos e duas horas, dependendo dos resultados dos testes clínicos.

A carga é aplicada de acordo com as propriedades elétricas do produto usado no tratamento, atravessando a pele do paciente e levando consigo a fármaco para dentro do organismo de uma forma direcionada e controlada.

Sem injeções, a substância não precisa passar pela corrente sanguínea e fica retida no local de interesse, aumentando a eficiência da fórmula e evitando efeitos colaterais.

Na cadeira do dentista, o alívio tem um preço alto. Para evitar a agonia da broca e da raspagem e encarar a agulha e suportar a injeção da anestesia. Este novo método pode diminuir o custo dos tratamentos dentários e fazer cirurgias e extração usando a ionoforese.



Por Geraldo Vital

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO ARTIGO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO