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Reconhecida no final da década de 1980 com a sua inclusão na Constituição, a 
Extensão Universitária como atividade acadêmica foi conceituada como o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade Dito isso podemos dizer que os projetos de extensão  é a ponte que liga de fato a universidade a sociedade de um modo geral. 

Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), iremos encontrar uma grande diversidade de projetos de extensão das mais variáveis vertentes educacionais e que abrange uma diversidade de publico dos quais se podem obter conhecimentos e compartilhar os conceitos já consolidados no âmbito acadêmicos, gerando assim a troca de saberes para que novos ensinos sejam gerados, segundo a filosofia do magistral educador Paulo Freire. 

Nessa reportagem queremos falar um pouco sobre dois projetos que são desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da UFCG e que foram implantados na cidade de Campina Grande sobe a orientação de professores desse centro de ensino. Um dos projetos é na área de Comunicação Social/Educomunicação e outro em letras/ Língua Portuguesa, que desenvolvem um trabalho visando aplicar o conhecimento adquirido e absorver novos ensinos. 

Estudantes do Curso de Comunicação Social/Educomunicação realizaram uma extensão com uma grupo da terceira idade do Serviço Social do Comercio (SESC), com a temática   "fotografia colaborativa" , que como o próprio tema sugere, é uma pratica fotográfica que tem  um víeis de colaboração entre as partes envolvidas que trocam experiências  de ensino e aprendizagem acadêmicas  absorvidas durante o curso e aprendem com a vivencia dos "alunos".

Para conhecer melhor sobre o projeto de extensão "fotografia colaborativa", nossa reportagem conversou com a estudante Marília, que nos  falou um pouco de como foi está participando do projeto e como foi viver esses momentos de trocas de saberes com o grupo da terceira idade do SESC, onde pôde compartilhar os seus conhecimentos  técnicos  de forma criativa, de maneira bem compreensiva para o público dessa idade.

"A gente compartilhou esse projeto com o grupo da terceira idade do SESC, e foi um projeto muito prazeroso, por que a gente pôde ensinar fotografia para elas, e eu senti que a gente trabalhou também esse lado mais lúdico da fotografia, sabe?" Disse a estudante 

Para Marilia esse projeto teve uma interferência boa na vida das senhoras do grupo do SESC e também na dela, atendendo uma das intervenções educomunicativas, que seria a educação pelas Artes.  "E através dessa oficina eu senti que a gente pôde realizar de fato a intervenção através das artes, também senti que a gente teve uma interferência muito grande na vida delas, e também elas na nossa vida" .comentou a jovem  graduanda 

A extensionista trouxe em seu relato o verdadeiro sentido da extensão universitária, que é levar o  o conhecimento produzido dentro de suas salas de aulas a sociedade." E nessa extensão, e eu acho que pra mim o mais importante é gente passar realmente dos muros da universidade e conseguir levar o conhecimento pra outras pessoas, pras pessoas que estão fora da universidade e também aprender com elas, né?". Concluiu  Marilia 

Outro projeto de extensão que foi desenvolvido no Centro de Humanidades da UFCG é o projeto  “leituras sobre a diversidade sexual em gêneros midiáticos”, orientado pelo professor e coordenador do Curso de licenciatura em letras/Português, Dr. Manassés Xavier. Ele nos concedeu entrevista e falou sobre o seu projeto que foi desenvolvido na escola Estadual Assis Chateaubriand na cidade de Campina Grande, realizada em duas edições. 

De acordo com o professor, o objetivo do projeto é incentivar a leitura no ensino médio com teor critico  de temas sobre a diversidade sexual. " O objetivo principal é trazer a partir de gênios midiáticos diversos, como, telenovelas, séries, anúncio publicitário, vídeos de autoajuda, entrevistas, notícias e reportagens que tematizam a diversidade sexual para propor atividades de leitura no ensino médio que desenvolvam justamente esse teor crítico dos alunos na busca por pensar sobre a diversidade sexual." explicou o professor 

Manassés explicou ainda que o projeto foi realizado em duas edições, uma de Agosto a Setembro e outra de Setembro a outubro com públicos diferentes na mesma escola .A primeira edição, que ocorreu de agosto a setembro de 2022, com alunos da educação regular e a segunda edição foi para alunos da educação de jovens e adultos que ocorreu basicamente nos meses de setembro e outubro de 2022." pontuou ele

Para o orientador ainda existe um tabu sobre o tema diversidade sexual nas escolas e isso os motivou a levar essa temática até as escolas. "O que a gente observou é que muitas das vezes o tema diversidade sexual ainda se estabelece como um tabu, né? As pessoas e os alunos às vezes têm vergonha de falar e aquilo que nos motivou de maior ênfase foi injustamente deslizar na necessidade de levar para a sala de aula temas sensíveis. Como a diversidade sexual, a fim de conscientizar e de sensibilizar para a diversidade." Esclareceu Dr. Manassés 

E por fim em seu suas conclusões, o professor Manassés destacou que o resultado foi positivo e ainda conseguiu um depoimento de um contemplados dessas extensões falando da sua mudança comportamental depois dessa atividade realizada pelos seus extensionistas. "Eu acredito que o saldo foi positivo porque os alunos mostraram a importância né? De pensar sobre, e de respeitar. Nós temos, por exemplo, o depoimento de um aluno ,que se entende como homossexual e disse que muitas vezes se reprimia por não querer participar da sala de aula."  Enfatizou o educador

Ainda o professor falou sobre esse depoimento do aluno que participou no projeto de extensão. "Segundo esse aluno, a participação no projeto de extensão fez com que seus próprios colegas observassem um pouco mais sobre a existência da necessidade de se observar, a importância para a educação." Finalizou  o orientador

Os projetos de extensão é de fato uma grande elo de ligação entre as universidades e os demais segmentos da sociedade na busca constante do aprimoramento do saber, teórico/pratico .





Reportagem  de Sebastião Barbosa, Marciana Galdino e  Lídia Débora



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