Loading...

Equipe de monitores posando para foto- ufcg
O Encontro Brasileiro de Educomunição foi realizado pela primeira vez no Nordeste, e a cidade de Campina Grande foi escolhida pela  Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABP educom) para  realização da sua IX edição, que trouxe como tema principal "PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS PELOS DIREITOS HUMANOS E DIREITOS DA TERRA".

O encontro que envolveu mais de 340 pesquisadores de todo o Brasil, e contou com quatro fóruns, seis mesas-redondas, um workshop e 18 grupos de trabalho (GTs), começou na segunda-feira, dia 14 de novembro e terminou na quarta-feira,16, sendo a sua abertura e encerramento de forma híbrida (presencial no auditório  e online via  transmissão ao vivo) e no segundo dia totalmente online . 

No primeiro dia houve a abertura do evento no auditório do  Centro de Eventos Rosa Tânia Barbosa de Menezes (UFCG) em Campina Grande -PB com a acolhida feita pelos realizadores: Profª. Raija Almeida - UFCG, Prof. Ismar Soares – ABPEducom, Prof. Claudemir Viana – NCE/USP, Patricia Blanco – Palavra Aberta. Ainda dentro da abertura houve palestras e manifesto em defesa da terra e dos povos originários.

O segundo dia de evento foi totalmente online com a realização de Fóruns e apresentações dos grupos de trabalho, realizados a distancia com pesquisadores, professores e alunos de todo o Brasil. os fóruns eram abertos ao publico em geral, enquanto os GTs eram fechado para inscritos no evento e aconteceram todos de forma online.

No terceiro e ultimo dia foi a culminância do encontro, onde tivemos em seu auge o workshop com o jornalista e educador Alexandre Le Voci Sayad, que é apresentador e co-criador do programa "Idade Mídia" do canal Futura, falando sobre a  importância da televisão na disseminação da Educomunicação.

A nossa reportagem o Jornalista Alexandre Le Voci Sayad que  falou da felicidade de está presente pela primeira vez em Campina Grande e participar desse momento com todos. " Tou muito feliz de tá aqui, Era um sonho conhecer Campina Grande, eu nunca tive na Paraíba, primeira vez, e eu estou super feliz em ter podido vim e compartilhar a alegria de tá com vocês aqui, foi muito bom mesmo". Disse Sayad 

Conversamos também com a estudante do Curso de Comunicação Social/Educomunicação da UFCG, Maria Vitória, que participou como monitora do evento e expressou a alegria de viver essa experencia que pra ela foi tão especial na sua vida acadêmica.  " Foi importante pra mim trabalhar como monitora, a experiência de poder construir esse evento junto com os professores, de poder aprender formas diferentes no dia a dia de um evento, como se constrói, de como participa de fato".  Falou  Ana Vitoria 

A IX edição do Encontro Brasileiro de Educomunicação contou com envolvimento da equipe técnica formada pela diretoria da ABPEducom, além de professores e alunos dos cursos de Educomunicação da UFCG e da Universidade de São Paulo (USP), que fizeram parte de uma equipe de mais de 40 monitores para dar suporte técnico a cada uma das 31 atividades que foram realizadas durante todo o congresso.



REPORTAGEM : Sebastião Barbosa, Marciana Galdino e Lídia Débora

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem