Loading...

Foto: Imagem cedida pela professora

Pesquisas comprovam que a pandemia alterou profundamente os hábitos de consumo dos brasileiros. Recente levantamento do Datafolha, em parceria com o Itaú Cultural, mostrou que as atividades culturais online ganharam força no último ano. Entre as preferências da população estão ouvir música online, assistir a filmes e séries pela internet e escutar podcasts.

Entre os entrevistados, 42% afirmam que ouviram podcasts em 2022, um crescimento de 10% em relação ao período pré-pandemia. O sucesso desse tipo de mídia se dá, especialmente, entre o público jovem, pela sua acessibilidade, facilidade de produção e baixo custo. Não à toa, os podcasts vêm sendo utilizados por educadores como uma ferramenta de ensino. Paulina Gessika, professora da Escola Municipal Alzira Xavier das Neves, localizada em São Vicente do Seridó-PB, utilizou esse recurso pedagógico em suas aulas, e os resultados foram surpreendentes. No início, ela conta que o podcast despertou interesse dos alunos. Muitos, inclusive, achavam que o podcast servia apenas “para fazer fofocas”. Mas, com a explicação da professora, acabaram descobrindo as várias possibilidades de aprendizado através das gravações. "Primeiro, eu apresentei a eles como funcionava o podcast, depois, eu introduzi as temáticas. A gente sempre trabalha um assunto ao longo da semana e, na sexta-feira, gravamos o podcast. É uma maneira muito rica de trabalhar o protagonismo do aluno, a oralidade, a escuta e a comunicação. Eles precisam organizar o pensamento, pensar no roteiro de perguntas e de respostas e ficam super ansiosos para saber quem será o sorteado da semana para gravar”, comenta.

Neste ano letivo, a turminha da professora Paulina já gravou alguns programas, que foram parar no youtube, fazendo sucesso não só entre os familiares dos alunos, como também entre toda a comunidade de São Vicente do Seridó. Desde o início do ano, eles já trabalharam temas como o retorno ao presencial, o Dia do Estudante, o Dia do Folclore e estão produzindo um novo podcast sobre o Dia da Independência que, em breve, estará disponível nas redes.

“Eu fico muito feliz em acompanhar essa alegria deles em aprender. Este é apenas o meu segundo ano lecionando e eu sempre procuro trazer novidades que possam envolver os alunos. O “Ler e Pensar” tem sido meu companheiro nessa jornada. Foi graças a uma das dicas que estavam no site do LeP que eu tive a ideia de implementar este projeto em sala de aula. E tem dado super certo”, finaliza.






FONTE: https://www.gazetadopovo.com.br/ler-e-pensar/educapod-projeto-de-sao-vicente-do-serido-recebe-premiacao-do-ler-e-pensar/ 

Gazeta do Povo.

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem