Loading...
Um novo decreto estadual, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (7), liberou o uso de máscaras em locais abertos em toda Paraíba e em locais fechados para cidades com o índice de vacinação contra Covid-19 superior a 70%. Conforme o decreto, a recomendação é que as pessoas que possuem comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid-19 que mantenham a utilização da máscara.

As cidades de João Pessoa e Campina Grande estão com índice de vacinação contra Covid-19 superior a 70% e, portanto, a partir desta quinta-feira (7) já podem liberar o uso de máscaras.

O texto atual do decreto também traz informações sobre o funcionamento de cinemas, realização de shows e eventos esportivos, entre outros detalhes. Essas medidas começam a valer a partir desta sexta-feira (8).

Cinemas, teatros e circos

A partir desta sexta (8), fica permitido o funcionamento de cinemas, teatros e circos, com 100% da capacidade, observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde e a apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.

Eventos esportivos

Os eventos esportivos realizados em ginásios, que disponham de adequada circulação natural de ar, podem acontecer com limite máximo de público de até 100% da capacidade do local, distribuído em pelo menos 2 setores distintos, destinando-se a cada setor uma entrada exclusiva observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde e a apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.

Eventos


A realização de eventos sociais e corporativos pode acontecer com até 100% da capacidade do local, observando todos os protocolos e a apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.


Os shows podem ser realizados com ocupação de até 100% por cento da capacidade do local mediante apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.

Uso de máscaras

O uso de máscaras em espaços abertos em todo território estadual agora é facultativo. Nos municípios em que o percentual de vacinação da população vacinável (acima de cinco anos), com duas doses ou dose única (imunizante Jansen), for superior a 70% fica facultado o uso de máscaras em ambientes fechados, recomendando-se às pessoas que possuem comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid-19 que mantenham a utilização.

Apesar disso, os municípios poderão adotar medidas mais restritivas de acordo com a realidade sanitária local.

Conforme o decreto, a partir do dia 11 de abril de 2022 também serão retomadas as atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual. Na área de educação, a Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia deve divulgar na próxima segunda-feira (11) um cronograma de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual.




G1

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem