Loading...

O Consórcio Nordeste, formado pelos nove estados da região, receberá as doses da vacina Sputnik V antes do governo federal. O laboratório responsável pela produção do imunizante contra o coronavírus decidiu que, quando houver autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), distribuirá primeiramente aos governadores nordestinos

No total, 37 milhões de doses da vacina Sputnik foram compradas pelo Consórcio Nordeste. O imunizante, que ainda não foi aprovado pela Anvisa, já entrou no cronograma do Ministério da Saúde, com entregas previstas em abril, maio e junho.

Segundo a revista Época, governadores do Nordeste suspeitam que a Anvisa está atrasando a autorização da Sputnik para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não passe um novo constrangimento de chegar ao país uma nova imunização pelas mãos dos governos estaduais e não pela do presidente.

Entretanto, de acordo com a publicação, Bolsonaro receberá as doses contratadas pelo governo federal somente após a distribuição ao Consórcio Nordeste.

Os governadores concordaram que as 37 milhões de doses façam parte do Plano Nacional de Imunização (PNI). "Tivemos uma reunião com o ministro para ver como se dará essa formalidade jurídica. Mas, o fato é que finalizamos a compra, 2 milhões de doses serão entregues agora em abril, 5 milhões em maio, 10 milhões no mês de junho e 20 milhões no mês de julho", informou em março o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Segundo estudos clínicos, a Sputnik V tem eficácia de 91,6%. O imunizante está sendo usado na Argentina, na Rússia, na Venezuela e também na Palestina.



Yahoo Noticias 


Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem