Loading...

Nesta quarta-feira (19) a prefeitura municipal de São Vicente do Seridó, por meio da secretaria de saúde, iniciou as atividades da ‘Campanha Outubro Rosa’ que é realizada anualmente em combate ao câncer de mama. Ao todo foram disponibilizadas 60 mamografias para as mulheres dos PSFs I e V.

Os exames foram realizados no ‘caminhão da mamografia’ que, à exemplo do ano de 2019, retornou ao município para dar continuidade aos atendimentos á população. Também foram realizadas palestras sobre a importância do autoexame nas mamas.

De acordo com a secretaria de saúde, a campanha deste ano foi antecipada devido ao contexto de gravidade epidemiológica causada pelo coronavírus. O objetivo é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2019, onde foram realizados mais de 400 exames apenas durante a campanha. Dessa forma, as ações já começaram a ser realizadas no mês de agosto, para que em outubro tenha-se conseguido atingir o número de mulheres previstos nas metas da secretaria.

Com isso, cumpre-se o objetivo que é realizar a ação de prevenção contra o câncer de mama, evitando-se aglomerações. É o que ressalta a Secretária de Saúde, Anna Gabriela.

- Esse ano nós tivemos que antecipar os atendimentos em vista da pandemia a qual o mundo se encontra. A nossa população, porém, não pode de forma nenhuma deixar de ser assistida, pois nós sabemos que câncer de mama é o mais prevalente nas mulheres de 50 a 69 anos de idade e pode ser totalmente combatido se diagnosticado no início.

Anna também destacou o trabalho da gestão municipal na área da saúde.

- A gestão em si tem esse olhar preocupado, atencioso com essas doenças prevalentes e a gente está todos os dias lutando, trabalhando em prol de uma saúde cada vez melhor. Por isso parabenizo a gestão por todo o apoio dado. Disse

Assim como em 2019, as etapas de exames serão realizadas nas áreas especificas de cada PSF. A população da zona rural, por exemplo, não precisa se deslocar até a cidade para ter acesso á mamografia.






















Por: Rogério Santos/SERIDÓ PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem