Loading...

 

O Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza nos dias 20, 21 e 22 de agosto a 6ª edição do projeto “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”. Diante do contexto de pandemia, a programação desse ano será realizada de forma virtual, levando-se em consideração a necessidade de evitar aglomerações. O evento homenageia a dramaturga, poeta, professora e pesquisadora Lourdes Ramalho.

Programação

A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 19h. O momento será iniciado com a exposição ‘No Palco com Lourdes Ramalho’, organizada pela Fundação Casa de José Américo (FCJA).  Na sequência haverá a exibição do vídeo ‘Guiomar – Rir sem chorar’, com o Grupo de Teatro da Funesc, sob direção de Suzy Lopes. Para encerrar o primeiro dia, será transmitido, ao vivo, o painel ‘A vida “real” e as muitas vidas de Lourdes Ramalho’.

Sexta-Feira (21)

As exibições do segundo dia começam às 17h30, com declamação da poesia ‘Flor de Cactos’, de Lourdes Ramalho, por Francisco Forte. As atividades continuam por meio da exibição do vídeo narrativo ‘As velhas’, lançamentos de livros, oficina literária ‘Qual o limite da Linguagem?’ e uma rodada de declamações de cordéis com o grupo da Academia Paraibana de Cordel do Vale da Paraíba.

O segundo dia será encerrado com transmissão ao vivo do painel ‘Chã dos Esquecidos’, momento mediado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, com participações de Rangel Júnior (reitor da UEPB) e Diógenes Maciel (professor da UEPB). Além de um bate papo sobre a edição comemorativa do centenário de Lourdes Ramalho (1920-2020).

Sábado (22)

A programação do último dia começa mais cedo, às 16h, com Contação de Histórias por Cris Leandro, da Companhia Pé de Baobá (CE/PB). Elle que também será o responsável por exibir a oficina ‘A arte de contar histórias e suas técnicas´.

A Fundação Casa de José Américo também estará participando do dia com lançamentos de livros e o Presidente da FCJA, Fernando Moura, será o mediador do painel ao vivo “Lourdes Ramalho: Voz e Genialidade na Arte de uma Mulher’, tendo como debatedores Luiz Sílvio Ramalho Júnior (filho da homenageada), Joseilda Dinis (professora da UEPB) e Chico Pereira (poeta e professor).

O encerramento do evento acontece por meio do sarau ‘Pequeno Inventário do lar’, com Ariel Coletivo Literário.

Como assistir o evento

Todas as atividades do “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba” serão transmitidas no canal da Funesc no Youtube (www.youtube.com.br/funescpbgov).


Por: Rogério Santos/SERIDÓPB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem