Loading...
O governo chinês rebateu nesta terça-feira, 28, as acusações feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira 27, classificando-as como “descaradas”. Trump havia dito que a China poderia ter impedido a propagação da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, antes que se espalhasse pelo mundo e disse que seu governo está conduzindo “investigações sérias” contra o país asiático. No entanto, enquanto Trump minimizava os riscos da doença em janeiro, a Casa Branca criava relatórios sobre os perigos do vírus e apresentava ao presidente, que, por sua vez, ignorava esses relatórios, segundo o jornal americano The Washington Post.


“Estamos fazendo investigações muito sérias… Não estamos felizes com a China”, disse Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca. “Há muitas coisas pelas quais eles podem ser responsabilizados (…) Acreditamos que poderíamos ter impedido isso na fonte. Poderíamos ter impedido que se espalhasse tão rápido e não se espalharia por todo o mundo”, concluiu.

Pequim rebateu as declarações do republicano e as classificou como “mentiras descaradas”. “As autoridades americanas ignoraram a verdade em várias ocasiões e proferiram mentiras descaradas”, afirmou o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Geng Shuang, que acusou Washington de “distrair a atenção pública” de seu programa “ruim” de prevenção e controle da pandemia.

“Eles têm apenas um objetivo: eximir-se de qualquer responsabilidade sobre sua própria gestão da epidemia e distrair a atenção da sociedade”, acrescentou.

Resumo pb 

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem