Loading...
Agência Espacial EuropeiaOs níveis de poluição tiveram uma diminuição em grandes centros urbanos no Brasil durante o período de quarentena vivido devido à pandemia do novo coronavírus. Imagens captadas do satélite Sentinel 5P, da Agência Espacial Europeia, mostram redução do dióxido de nitrogênio em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.


Pesquisadores explicam que o fenômeno se deve, principalmente, à redução da circulação de veículos automotores — em geral, os principais emissores do composto nas grandes cidades. O dióxido de nitrogênio é um poluente produzido pela queima de combustíveis fósseis — como petróleo e biomassa (queimadas em florestas, por exemplo). É um dos principais indicadores do Índice de Qualidade do Ar (IQAR), segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A análise do dióxido de nitrogênio foi feita pelo gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento do  Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), Diego Hemkemeier, que observou e processou os dados, transformando-os em mapas. Ele comparou do dia 20 de março ao dia 8 de abril deste ano com o mesmo período do ano passado. Nas imagens, é possível perceber que as manchas (que é a concentração) deste poluente ficaram menores em 2020.“É visível que houve uma mudança considerável”, disse. 

Para Hemkemeier, os efeitos da mudança são sentidos principalmente por quem sofre de doenças pulmonares. Sabe-se que a Covid-19, causada pelo coronavírus, causa uma inflamação no pulmão, o que faz com que os pacientes graves necessitem de respiradores. “Acho que pode ser crucial (a diminuição dos níveis de poluição) para essas pessoas (que têm doenças pulmonares e venham a se contaminar com coronavírus)”, observou o gerente do IMA-SC.

São Paulo

Em São Paulo, é possível observar uma queda no percentual dos índices de poluentes.

Correio Braziliense

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem