Loading...
O Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande (CMS-CG) emitiu uma nota de repúdio ao protesto realizado nesta sexta-feira, 27, por empresários pedindo a reabertura do comércio na cidade.

Confira:

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande/PB (CMS-CG), frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), enfrentada em diversos países no mundo, e aqui no Brasil com um crescimento que preocupa a toda sociedade e as autoridades sanitárias, considera a iniciativa da realização da CARREATA, que aconteceu hoje, dia 27 de Março, que teve como justificativa a necessidade de reabertura do comércio de Campina Grande/PB, uma afronta grave à Saúde e à vida da população, bem como dos comerciários e de todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente. Esse ato prejudica todos os esforços do Governo do Estado da Paraíba e do Governo Municipal – Campina Grande, para que o Sistema Único de Saúde (SUS) não entre em colapso diante do cenário emergencial que vivemos na atualidade.

Reivindicar a abertura do comércio e consequentemente a normalidade do funcionamento de escolas e indústrias está contrariando todas as evidências técnicas e científicas de instituições como Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), universidades brasileiras e o próprio Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), consideramos o ato público uma completa irresponsabilidade, podendo vir a causar prejuízos aos cidadãos e cidadãs de Campina Grande e região com o aumento da transmissão comunitária e até mesmo do número de mortes.

Neste momento, a principal recomendação das autoridades sanitárias, legalmente com competência e conhecimento para lidar com o cenário crítico, é o isolamento ao maior número de pessoas, com atenção especial aos idosos. Exigimos respeito ao trabalho que vem sendo desenvolvido por inúmeros profissionais da Saúde em todo o país, e às ações que vêm sendo geridas pelo Ministério da Saúde.

A vida não pode esperar, o SUS é capaz de salvar-nos desse contexto. Mas precisamos de financiamento adequado e do compromisso de todos e todas no país. O CMS-CG está ao lado da população.

Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande – PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem