Loading...
Juntamente com as águas da chuva, que estão sendo transportadas para o açude Epitácio Pessoa através dos rios Taperoá e Paraíba, as águas da transposição também estão chegando ao manancial.

Na data de hoje, 5, o açude tem registrado um aporte de 122,78 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 26,32% da capacidade total. Isso significa que Boqueirão está com um aporte maior do que quando esteve no final do período chuvoso do ano passado. A notícia anima, pois a previsão pluviométrica para a região do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú ainda é de chuvas fortes.

Esses dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

De acordo com o diretor presidente, Porfírio Loureiro, o manancial Epitácio Pessoa recebeu um aporte hídrico significativo e, com as chuvas ainda nestas regiões, a recarga será maior.

– Chegamos a 20 milhões de metros cúbicos no açude de Camalaú, o que equivale a 42% da capacidade, e já estamos liberando há 30 dias as águas da transposição para seguirem para o Epitácio Pessoa. Temos liberado em torno de 800 litros por segundo e com toda essa calha abastecida do rio Paraíba, vamos continuar preservando essa área em Camalaú e, quando tiver um volume a mais, vamos diminuir a abertura de Poções, para que também possa acumular volume – contou.

Paraíba Online

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem