Loading...
A Polícia Federal na Paraíba deflagrou, na manhã desta terça-feira, 22, em Campina Grande, a Operação ‘Simbiose’, que tem como objetivo combater supostas ilicitudes que estariam acontecendo na concessão de benefícios assistenciais do governo federal, como o Bolsa Família.

A operação contou com a participação de 10 policiais federais, sendo realizado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência de um prestador de serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande , expedido pelo Juízo da 4ª Vara Federal na cidade.

ENTENDA O CASO
Mediante notícia-crime apresentada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande, a Polícia Federal iniciou investigações, tendo como foco as atividades desenvolvidas por um dos prestadores de serviço contratados pelo município, para o desempenho de atividades burocráticas na concessão de benefícios assistenciais.

A notícia-crime teve por base o resultado dos trabalhos realizados por uma Comissão de Trabalho, designada para apurar denúncias de fraude cadastral no Programa Bolsa Família, que chegaram ao conhecimento da secretaria.

O funcionário é lotado na Unidade do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social e desempenha a função de cadastrar/atualizar os dados das famílias que serão contempladas ou já recebem o Bolsa Família, realizando atendimentos diários de pessoas interessadas em obter o benefício social.

Assim, valendo-se de sua condição na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande, o servidor realizava a inserção ilícita de dados falsos no Sistema CadÚnico, com o intuito de gerar o pagamento ou majorar o valor pago do benefício daqueles contemplados no programa, mediante cobrança de valores indevidos.

O investigado responderá pelos crimes de inserção de dados falsos nos sistemas de informação e corrupção passiva, cujas penas, somadas, poderão chegar a mais de 15 anos de reclusão.

O nome da operação é uma alusão à cooperação prestada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande à Polícia Federal, para instrução da investigação.

Paraíba Online

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem