Loading...
No mês de setembro, além da campanha Setembro Amarelo, é realizada a campanha Setembro Vermelho, que é voltada aos cuidados do coração e tem como objetivo conscientizar a população para a prevenção das doenças cardiovasculares.

O médico cardiologista Bruno Robalinho ressaltou, durante entrevista concedida a uma emissora de rádio local, que viver de forma sedentária e fazer o uso de drogas são grandes vilões do coração resultando no infarto.

– Muitos pacientes ainda continuam com tabagismo, fumando bastante, sedentários, não fazem atividade física regularmente, continuam obesos e estressados. Além disso, tem colesterol alto, pressão alta e diabetes. Podem desencadear o aumento de arteriosclerose, que é a deposição de gordura nas artérias do coração. Como tem muita gordura na artéria, pode obstruir e causar o infarto. São mais de 17 milhões de mortes anuais pelo infarto. No Brasil, os dados mostram que são mais de 350 mil mortes por ano – disse.

Entretanto, Bruno explicou que não só apenas as pessoas obesas podem ter infarto, mas também as que estão no peso ideal.

– Tem bastante pessoas magras que sofrem infarto. Nesses pacientes podem ter hipercolesterolemia familiar, o colesterol é alto em várias gerações em sua família – destacou.

O cardiologista elencou os principais sintomas do infarto, que é a morte de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea.

– Há pacientes com dores no peito, principalmente, aquela dor opressiva. Tem paciente que relata que é uma sensação de um “elefante sentando no peito”. Paciente com sudorese importante e falta de ar ao fazer esforço pode significar que está tendo infarto. Nas mulheres, principalmente idosas e diabéticas, podem ter um infarto que chamamos de atípico porque não demonstra os sintomas mais típicos – falou.

É necessário, a partir dos 35 anos, para prevenir doenças cardiovasculares, procurar um cardiologista anualmente e realizar exames.

Paraíba Online

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem