Loading...

A Capoeira é um dos principais símbolos da cultura brasileira e envolve dança, música, luta marcial, esporte e arte. Essa expressão cultural vem ganhando força e notoriedade no município de São Vicente do Seridó-PB e é praticada por um grupos de apaixonados pela modalidade.

Os treinos na cidade acontecem aos sábados, das 09h às 11h horas, na quadra da Escola Municipal Damião Zelo de Gouveia. Os encontros são comandados pelo professor Daniel, apelidado, no meio, de “Emboscada”. Ele é estagiário do grupo ‘Hubuntus’ que tem sede na cidade de Lagoa Seca-PB. As atividades envolvem cerca de 16 componentes.

Outro grupo está se formando em São Vicente, este será orientado pelo professor Esmeraldo, apelidado de “Moicano”. Ele é estagiário do grupo ‘Cordão de Ouro’ que tem sede na cidade de Campina Grande-PB. As aulas acontecerão nas sextas e domingos, das 13h às 15h horas. 

O capoeirista afirma que a prática da capoeira proporciona inúmeros benefícios para os participantes. “Eles aprendem muitas coisas, primeiramente ter respeito ao próximo, a igualdade, além de aprender que a história da capoeira nos mostra que é uma arte e deixa a gente feliz, deixa o nosso corpo bem preparado. A capoeira, na verdade, é tudo na nossa vida e aquilo que a gente aprendeu, repassa para os nossos alunos.” Disse.

Esmeraldo também esclareceu que trabalham com alunos que tenham apartir de dez anos de idade. O professor se diz esperançoso com o futuro da atividade, no município. “Eu espero que a capoeira cresça, porque como já disse o mestre Bimba ela já ganhou o mundo e está em diversos países, e aqui em São Vicente eu espero que cresça, não só o grupo que estou agora, o cordão de ouro, mas também o Hubuntus, seja lá qual casa for, eu quero que cresça dentro da cidade.” Ressaltou

Quem desejar participar, deve procurar os professores e informar o desejo de ser membro do grupo à qual ele coordena.






Por:Rogério Santos-SERIDÓ PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem