Loading...
Alberto César com os 
materiais da banda

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de São Vicente do Seridó/PB, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferta diversas atividades que contribuem com a formação e o desenvolvimento de crianças e adolescentes do município. As turmas recebem orientações e participam de variadas oficinas semanalmente, como teatro, música, capoeira e esportes.

No ano de 2019, no entanto, foi implementado algo novo no SCFV de São Vicente, que vem chamando bastante atenção. Uma oficina de banda com latas e tambores.  A atividade é ministrada por Alberto César, 38, e posta em prática essencialmente por meio de materiais que convencionalmente não são utilizados como instrumentos musicais. É o que explica o instrutor. “Através de materiais de reciclagem, de baldes, latas, tambores, nós tiramos som de uma banda de instrumentos de percussão. Nós estamos desenvolvendo os tipos de ritmos e, através disso, o pessoal vai ver que com materiais diferentes nós fazemos eles ficarem com eficácia.”

Segundo ele, essa ideia veio da prefeita Graciete Dantas. “Essa banda foi uma iniciativa da prefeita. Ela convidou para que nós pudéssemos tirar a maioria dos meninos da rua e desenvolver com as crianças aquilo que eles têm de melhor, pois aqui tem muitos talentos e estavam escondidos e hoje, através dessa banda e pela misericórdia de Deus, eles estão se desenvolvendo.” Explicou.

Os jovens recebem instrução de Beto
Beto, como é mais popularmente conhecido, vem trabalhando atualmente com a faixa etária de 08 a 17 anos de idade. As crianças e adolescentes estão encantadas com a novidade. É o que explica o jovem Danilo Silva, 15, que participa do Serviço de Convivência. “Eu acho muito bom porque não tem muitas bandas dessas, usando material reciclável. Eu gosto muito de participar”. Disse.

O garoto Guilheme Pedro, 08, afirma que ainda não havia participado de uma banda e elogia o trabalho do instrutor Beto. “Eu gosto muito. Esse é o primeiro contato com banda e é muito bom ter Beto como instrutor.” Ele também ressalta que o instrumento com que possui mais afinidade é a lata.

Latas e tambores se transformam em
instrumentos musicais. 
Alberto César está ensaiando com os jovens, visando o desfile cívico do dia 07 de Setembro. O objetivo é a realização de uma apresentação no evento. Os meninos e meninas do SCFV irão se apresentar desenvolvendo evoluções e tocando latas, baldes e tambores. Algo que, sem dúvidas, é novidade no município.










Por: Rogério Santos/ SERIDÓ PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem