Loading...

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) disse que 44% dos reservatórios de água do Estado estão com menos de 20% da sua capacidade.
O parlamentar destacou que uma das prioridades para o retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) será a luta pela segurança hídrica na Paraíba. “Nossa luta será pela transposição das águas do São Francisco, pois ela ainda não é a realidade que os paraibanos tanto sonharam. Iremos à Brasília nos mobilizarmos para que a água do Velho Chico atenda aos que têm sede”, disse o parlamentar.
O tucano defendeu que o Ramal Piancó precisa sair do papel. Ele será o terceiro braço da transposição do São Francisco pelo Rio Piancó e Coremas-Mãe D’Água na Paraíba. O projeto está orçado em quase R$ 200 milhões e prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas de abastecimento.
Segundo Tovar, é preciso resolver o problema do bombeamento do Eixo Leste da Transposição que fez com que desde fevereiro deste ano, o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) não receba água do São Francisco. Atualmente, o reservatório encontra-se com 23,6% da sua capacidade para abastecer Campina Grande e mais 18 municípios. “Mais uma vez estamos dependendo da chuva e corremos o risco de entrar em colapso de abastecimento de água”, disse.
O parlamentar também vai retomar ações educativas de uso consciente da água através de campanhas, sessão especial e palestras, a exemplo do que fez com o SOS Boqueirão. Tovar lembra que dos 132 reservatórios de água monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) 37 reservatórios estão com menos de 20% do seu volume total, 23 estão com menos de 5% de sua capacidade. “Vivemos uma situação preocupante e precisamos desenvolver ações constantes de uso consciente da água”, disse.
Mais PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem