Loading...
Superando as expectativas, a anfitriã Rússia inaugurou a Copa do Mundo-2018 com o pé direito, nesta quinta-feira, depois de golear a Arábia Saudita por 5 a 0 na primeira rodada do grupo A.

Yuri Gazinskiy fez o primeiro gol da Copa, abrindo o placar para os russos aos 11 minutos do primeiro tempo, e Cheryshev ampliou aos 43. Na segunda etapa, Dzyuba fez o terceiro, aos 26, Cheryshev fez o quarto, aos 46, e Golovin fechou a conta em cobrança de falta, aos 49.
"Não tenho palavras para descrever o que sinto agora. Já estava feliz de fazer parte do grupo, mas nunca sonhei algo assim", disse Denis Cheryshev.
Os russos conquistaram a primeira vitória do ano, após preparação ruim para o mundial, e assumiram a liderança provisória da sua chave. Egito e Uruguai completam a rodada nesta sexta-feira.
"Não sei se foi o contexto da abertura, mas ficamos muito abaixo do que pretendíamos. Precisamos que tirar essa sensação de vergonha que temos", avaliou o técnico da Arábia Saudita, o argentino Juan Antonio Pizzi.
Antes da bola rolar, o presidente russo Vladimir Putin inaugurou o Mundial diante de quase 80 mil torcedores no estádio Luzhniki. "Os parabenizo pelo começo do campeonato mais importante do mundo", disse Putin, que acompanhou a partida da tribuna.
"Bem vindos à Copa do Mundo da Fifa aqui na Rússia. O futebol vai conquistar a Rússia e a Rússia conquistará o mundo. Desfrutem da maior celebração da terra", acrescentou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
A partida marcou a estreia da vídeo-arbitragem na Copa do Mundo, mas o VAR não precisou ser utilizado no primeiro jogo da competição.
- O primeiro gol -
Os anfitriões iniciaram a competição buscando o gol e mostrando força, com postura diferente das atuações nos amistosos antes do Mundial. Após pressão nos minutos iniciais, a Rússia conseguiu abrir o placar aos 11 minutos do primeiro tempo.
Após recuperar a sobra da cobrança de escanteio, Golovin cruzou do lado esquerdo com perfeição para Yuri Gazinskiy, que cabeceou firme na entrada pequena área e fez o primeiro gol da Copa.
Depois de um início arrasador, a Rússia diminuiu o ritmo e começou a deixar os sauditas mais à vontade. Mas a Arábia não conseguia criar espaços e as únicas tentativas de ataque eram com bola parada.
Por outro lado, os russos tiveram boas chances de contra-ataque, mas pecavam na última bola. Depois de duas oportunidades desperdiçadas, Cheryshev conseguiu concluir a jogada puxada em velocidade e ampliou o placar, aos 43. O atacante dominou dando belo drible no zagueiro e encheu o pé para estufar as redes.
- Goleada -
Na volta do intervalo, os anfitriões diminuíram o ritmo e controlando a partida. O jogo ficou morno até os 26 minutos, quando Dzyuba, que acabara de entrar em campo, fez o terceiro gol cabeceando dentro da pequena área após cruzamento de Golovin.
Com o resultado assegurado, a Rússia não precisou se esforçar muito para manter a vantagem. A Arábia Saudita até tentou chegar ao ataque, mas esbarrava na falta de criatividade e na limitação técnica da equipe.
Sem preocupações na defesa, os russos ainda tiveram tempo de transformar a vitória em goleada. Aos 46, Cheryshev recebeu pelo lado esquerdo e bateu com a parte de fora do pé para encobrir o goleiro e marcar um golaço da entrada da área.
No último lance do jogo, Golovin cobrou falta com perfeição para sacramentar a goleada, aos 48, e garantir a primeira vitória da anfitriã da Copa do Mundo.
Egito e Uruguai completam a primeira rodada do grupo A nesta sexta-feira. Na próxima rodada, a Rússia enfrenta o Egito, dia 19 de junho, enquanto a Arábia Saudita encara o Uruguai no dia seguinte.



Jornal do Brasil
Agência AFP

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem