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Com quase 14 milhões de desempregados no Brasil, uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho é supervalorizada. Como consequência, a concorrência cresce e conquistar a vaga acaba se tornando ainda mais difícil. O processo seletivo que é definido pela empresa filtra os profissionais, para no fim, selecionar aqueles que se encaixam no perfil da organização.
Em conversa com o Portal MaisPB, a psicóloga e analista de Recursos Humanos, Ronara Veloso, deu algumas dicas para quem vai passar por um processo seletivo.
      1. Se prepare para a entrevista
Pesquise sobre a empresa que você  vai participar da seleção,  se informe sobre segmento e um pouco da história dela. Saber sobre o cargo que está concorrendo também ajuda. Segundo Ronara, isso demonstra interesse do candidato.
     2. Revise o currículo e faça uma retrospectiva
É importante checar todos os dados que estão no currículo, inclusive relembrar trajetória profissional. Pode acontecer que na entrevista seja perguntado sobre empresas que constam no documento, além de solicitar que você fale alguns casos vividos e atividades desempenhadas lá.
     3.  Seja moderado
Se comporte de forma educada, e escolha roupas adequadas à vaga concorrida. As mulheres devem optar por maquiagem leve, sem exageros.
      4. Olhe no olho
Segundo a psicóloga, quando o entrevistado olha no olho, demonstra verdade e segurança. Também ajuda a mostrar energia, interesse e motivação.
     5. Tenha foco
Dizer que ‘quer qualquer coisa’ não favorece o candidato, tenha em mente vaga desejada. Algumas pessoas já trabalharam em diversas áreas, mas só é relevante citar a área referente ao cargo desejado. Caso contrário, “pode parecer que a pessoa não tem foco”, garantiu a analista de Recursos Humanos.
Sobre o que não fazer, a analista é direta:
      1. Não minta
Não há necessidade de inventar informações, uma vez que o maior interesse da empresa é conhecer o candidato.         Os testes e dinâmicas podem deixar claro que algo não procede, logo a mentira será revelada e as chances da vaga       se anulam.
2. Não fale mal de empresas que já trabalhou
Por mais que tenha acontecido alguma situação negativa, não é bom citar a antiga empresa por esse motivo.
Dentro do processo seletivo, a entrevista é a etapa mais importante e decisiva. Dê atenção a cada pergunta, siga as instruções e boa sorte!

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