Loading...
Foto: Reprodução Internet
Neste domingo, 02 de outubro, São Vicentinos e Seridoenses foram as ruas para escolherem seus representantes no legislativo e executivo.  Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) O município de São Vicente do Seridó em 2016 conta com uma população de aproximadamente 11 mil habitantes, destes 7. 964 pessoas formam o eleitorado.

O domingo ficou marcado por ser a primeira vez que a votação por sistema biométrico foi realizada no município. Esse novo método de votação representa um avanço tecnológico que facilitou o ato do voto, as pessoas que realizaram o cadastro biométrico puderam votar utilizando o sistema digital. Ao apresentar o titulo eleitoral o eleitor necessitava apenas colocar o dedo no leitor biométrico e após sua digital ser reconhecida o voto podia ser realizado normalmente.

Nas eleições desse ano em São Vicente do Seridó três candidatos concorreram a prefeitura, a atual prefeita e candidata a reeleição Graciete Dantas (PSB), Begue de Mizinho (PMDB) e Manoelzinho Chicó (PSDB). 49 pessoas registraram suas candidaturas para concorrerem às noves vagas disponíveis para vereador do município.

População vai às ruas neste domingo
Foto: Sebastião Barbosa
Ao final da apuração de todas as 27 sessões, a população pode enfim conhecer seus representantes. A candidata do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Graciete Dantas, que já havia feito história no ano de 2012 ao ser eleita como a primeira prefeita da história de São Vicente, conseguiu sua reeleição neste domingo e deu continuidade a mais um importante capitulo em sua carreira politica. Dados oficiais do TSE demostraram que a candidata obteve uma maioria considerável de votos sobre seus adversários. Com 41,19% dos votos válidos a atual prefeita contabilizou 2.643 votos.

O segundo lugar ficou com o candidato Manoelzinho Chicó (PSDB) que obteve 1.909 votos, numero que corresponde a 29,78% dos votos válidos. O candidato peemedebista, Begue de Mizinho, obteve 1.864 com um total de 29,05%.


Foto: Sebastião Barbosa
As primeiras das nove vagas a vereadores foram preenchidas por dois candidatos que conseguiram suas primeiras vitórias no legislativo.  As outras vagas ficaram com vereadores que já ocupavam o cargo e conseguiram a reeleição. Destaque para Erivan de Bio (PT do B), que obteve 517 votos, ficando em primeiro lugar, e Lila de Célio (DEM) com 435, em segundo. Completaram a lista Teófilo (PSD) com 411 votos; Marquinhos de Nildo (PMDB) 362; Edinaldo Gú (PSB) 352; Adé (DEM) 335; Fernando de Léo (PMDB) 288; Gilberto de Zuzú (PDT) 284 e Ronaldo (PSDB) com 242.

De acordo com o tribunal superior eleitoral (TSE) 6.938 cidadãos votaram nesse domingo. Dessa forma, um numero chamou atenção nestas eleições, as abstenções representaram  12,88% do eleitorado, o que significa dizer que 1.026 São Vicentinos não votaram. Foram registrados 117 votos em branco e 161 votos nulos.


Por: Rogério Santos/Portal Seridó Pb

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem