Featured Posts

Loading...
O Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Major Afonso Antônio Galvão, participou durante toda manhã e início de tarde desta quarta-feira, 27, no município de Cubati-PB, do I Seminário promovido pela secretaria da Saúde local. O militar discorreu sobre diversos temas inerentes à Segurança Pública daquele município e do compartimento do Curimataú Paraibano. 
 
O enfrentamento da violência no município de Cubati foi o foco da explanação do Major Galvão em meio aos mais diversificados temas que foram pontualmente debatidos com os participantes e membros da sociedade cubatiense. Na ocasião, o Comandante agradeceu – em nome da Polícia Militar – pelo convite que lhe foi feito. Fizeram-se presentes ao seminário: autoridades, lideranças políticas e representações comunitárias. Um dos pontos relevantes abordados em sua fala foi a parceria que vem sendo desenvolvida pelo 9º BPM com os seguintes órgãos: Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e Guarda Municipal, atuando de forma a garantir o sossego e a paz social de todos. Em relação ao policiamento de trânsito que vem sendo desencadeado nos diversos municípios de sua área circunscricional, o Major Galvão destacou que existe sim tal previsão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que crimes como: menores ao volante (nos quais os pais ou responsáveis serão notificados pela Justiça), embriagues ao volante, direção perigosa, receptação, estão sendo prontamente combatidos pelos policiais militares. Quanto à exigência do uso do capacete, o palestrante afirmou que o equipamento – de proteção individual – já salvou várias vidas e que o seu uso também garante uma maior organização do trânsito nas vias urbanas e rurais. “Crimes menores atraem os maiores. A aplicação das leis de trânsito em Cubati está se dando através de campanhas educativas, sem multas administrativas. Estamos contando com a participação voluntária da população sem medidas coercitivas (multas, apreensões, etc)”, frisou. Outro fator importante abordado durante o seminário foi a redução dos índices de acidentes. Apesar de ainda não ter dados oficiais, o Comandante garantiu que a direção do Hospital Regional de Picuí-PB repassou que houve grande redução no atendimento a vítimas de acidentes de motos (em torno de 80%). Quanto à vinculação do aumento de roubos e furtos pelo uso do capacete, o Comandante garantiu que a afirmação não pode ser feita e pontuou que a polícia está nas ruas abordando, interagindo com a comunidade, protegendo e acolhendo o cidadão e, além do mais, incomodando a bandidagem.
 
As diretrizes da Polícia Comunitária vêm sendo seguidas à risca, conforme as orientações do Comando do Policiamento Regional I (CPR I), que à frente o Coronel Sobreira. “Não só em Cubati, mas nas demais cidades da nossa área de atuação, o cidadão pode constatar uma maior sensação de segurança evidente e a parceria entre sociedade e Polícia Militar. “Acreditamos muito nesta parceria envolvendo a comunidade e as instituições governamentais ou não”, corroborou o Major Galvão.




Ascom/9ºBPM

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem