Centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais de São Vicente do Seridó participaram do Grito da Terra Paraíba, em João Pessoa, na última quinta feira, dia 25 de Julho.
Cleide Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Vicente do Seridó, juntamente com vários presidentes de associações rurais, reuniu os agricultores para este evento logo nas primeira horas da manhã e seguiram com destino a capital da Paraíba.
O blog local sãovicenteagora acompanhou com exclusividade a comitiva sãovicentina e registrou as cobranças que os agricultores fizeram em cartazes e faixas. O cartaz que mais chamou atenção foi o banner que levava a foto da agricultora Maria da Guia Ferreira Fernandes, de 22 anos, que foi assassinada em uma tentativa de assalto na zona rural, em 16 de fevereiro deste ano.
O acusado do crime está preso, mas até hoje o esposo da vítima sofre ameaças de morte feita pelo irmão do acusado e a polícia até agora não tomou nenhuma providência sobre isto. Populares e a impressa paraibana tiraram fotos do cartaz.
A programação se iniciou às 7h, com a concentração em frente à sede da FETAG-PB, em João Pessoa-PB, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 722, no Bairro de Jaguaribe. A caminhada aconteceu rumo a Praça João Pessoa, onde houve uma sessão especial da Assembléia Legislativa, de forma campal, em homenagem aos 50 anos da FETAG-PB, através de propositura do deputado Francisco de Assis Quintans.
O objetivo era apresentar para a sociedade e cobrar do Poder Público respostas para os principais problemas enfrentados pela população do campo, na Paraíba. A mobilização seguiu os mesmos moldes do Grito da Terra Brasil, que reúne todos os anos milhares de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o País, em Brasília, e contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Alberto Broch.
Cerca de 6 mil Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de vários municípios paraibanos participaram da mobilização que também comemorou os 50 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (FETAG-PB).
O presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena, explicou que a pauta de reivindicações do Grito da Terra Paraíba tem 111 itens e foi entregue as secretarias e órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal antecipadamente, como aconteceu no Grito da Terra Brasil.
No mesmo dia, houve a inauguração da ampliação da sede da FETAG. Com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, em recursos próprios, o novo anexo tem 7 novas suítes, com capacidade para 6 camas cada; um mini-auditório para 80 pessoas; elevador; recepção; e estacionamento interno para 20 veículos. O encerramento das comemorações aconteceu com um almoço de confraternização ao som de forró pé de serra.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Vicente do Seridó-PB, Cleide Araújo, preocupada com a saúde e o bem está dos agricultores, convidou a técnica de enfermagem do Hospital de São Vicente do Seridó, Mara Alcântara, para acompanhar a viajem, onde a mesma levou um quite básico de primeiros socorros. Na volta para casa, os agricultores fizeram uma rápida parada na praia de Cabo Branco, onde muitos viram o mar pela primeira vez.
Saovicenteagora
Postar um comentário