SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB: Na tarde desta quinta feira 27, aconteceu a primeira manifestação pacífica da história de São Vicente do Seridó.
Manifestantes de vários segmentos saíram às ruas para a manifestação pacífica. A concentração aconteceu em frente à casa de shows Arena Silvestre. De lá os participantes seguiram em caminhada pela Avenida Senador Ruy Carneiro, Rua João Felipe, Rua Nova Brasília, Rua Prefeito Inácio Claudino e novamente Avenida Senador Ruy Carneiro, onde o manifesto foi encerrado com discursos e cantado o Hino Nacional.
O evento denominado Vem Pra Rua São Vicente (#VemPraRuaSãoVicente) chamou a atenção de toda a cidade. Muitas pessoas foram para as calçadas para ver a manifestação, que aconteceu de forma pacífica e foi acompanhada de perto pela Polícia Militar de São Vicente do Seridó e por policiais da 4 CPMI (Companhia de Polícia Militar Independente) de Soledade-PB, os quais foram solicitados previamente em ofício pelos organizadores.
As reivindicações foram várias, tanto a nível nacional, estadual e também municipal. Os manifestantes cobraram das autoridade mais acesso à saúde, à educação, mais segurança, já que o município enfrenta uma onda de violência como assaltos e roubos de motos.
Também foram pedidos a emancipação de São Vicente do Seridó, a regularização dos empréstimos consignados dos funcionários, o piso salarial dos professores, infraestrutura para que os profissionais de educação possam exercer o seu trabalho digno nas escolas, foi cobrado um campo de futebol, já que atualmente não há um espaço adequado na cidade para esta pratica de esportes, o campus universitário em Soledade-PB, que irá beneficiar o município, mais apoio aos agricultores, um programa de combate às drogas, repúdio as aprovações de contas irregulares de ex-gestores, pelos direitos do servidores municipais, pelo adicional noturno dos funcionários do hospital, contra a perseguição política no município, pela reforma do ginásio para que os estudantes das escolas estaduais não façam educação física no meio da rua, dentre outras reivindicações.
- Sabíamos que iríamos encontrar muitas dificuldades na realização, porque não é fácil realizar uma manifestação dessas em uma cidade pequena, onde tudo gira em torno da política. Na hora marcada para começar o evento, o motorista do carro de som locado, curiosamente, informou que não podia vir mais, porque o som que estava em ótimo estado havia queimado. Aí foi uma correria para conseguir outro em cima da hora. Pessoas a mando de políticos usaram o bate papo do Facebook para falar às pessoas que o evento havia sido cancelado, telefonemas também foram usados para impedir que pessoas viessem para a manifestação. Boatos que pessoas de Seridó viriam bagunçar a ornamentação da festa de São Pedro foram espalhados e que baderneiros viriam de outras cidades para saquear o comércio, etc. Mas nós mostramos que nossos objetivos não eram esses - disse um dos organizadores.
- Conseguimos passar a nossa mensagem para a população e a exemplo de São Paulo, onde tudo começou por causa de 20 centavos, com 3 mil manifestantes, depois mais de 200 mil pessoas estavam nas ruas da cidade e o movimento cresceu e se espalhou por todo o Brasil, onde milhões de pessoas foram para as ruas lutar por seus direitos. Na próxima que iremos fazer com certeza teremos um número bem maior de participantes - Disse outro organizador das manifestações.
O evento começou e terminou de forma pacífica. Não foi registrada nenhuma ocorrência policial. A manifestação foi o assunto mais comentando nas redes sociais nesta quinta e sexta feira em São Vicente do Seridó.
Com São vicente agora
Fotos: Marcone Alcântara
Postar um comentário