Featured Posts

Loading...

 No município de Soledade onde a escassez de chuva atinge a produção agrícola, gera desertificação e minora significativamente a capacidade de forragens para alimentar os rebanhos, o mandacaru, a macambira e o facheiro se tornam novamente às alternativas mais utilizadas para a alimentação dos animais.
Pequenos agricultores a exemplo dos assentados residentes no Assentamento Arcanjo na zona rural de Soledade em razão da seca passaram a oferecer o facheiro e a macambira como fonte forrageira para alimentação de seus animais.

Historicamente em períodos de seca, o mandacaru, o facheiro, o xique-xique, a macambira e a coroa-de-frade, são utilizados como alternativas para alimentação dos animais.
Com a falta de chuvas há quase dois anos, houve dificuldades para os agricultores e seus animais quanto ao fornecimento de água. Com os açudes secos, a principal alternativa utilizada pelos pequenos agricultores tem sido à cisterna rural para o consumo humano e parte dos animais. Em algumas comunidades a água dos barreiros foi suficiente somente para alimentar os animais até os últimos meses do ano passado.
Foto de Elias Rodrigues - Assentamento Arcanjo (março de 2013).

Apesar dos registros de chuvas no sertão, até esta quarta- feira (20) não choveu no município de Soledade e enquanto a chuva não chega os agricultores vão aprendendo a conviver com os longos períodos de estiagem.
Foto de Elias Rodrigues - Assentamento Arcanjo (março de 2013).



RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA
COM SOLEDADE NOTICIAS 

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem