Featured Posts

Loading...

SOLEDADE – PB: O município é um dos mais bem localizadas de todo o estado da Paraíba,  polarizando grande parte do Cariri, Curimataú e Seridó paraibano. É também a cidade indicada pela União Brasileira dos Municípios (UBAM) para ser sede na Paraíba, da Zona Franca do Semi Árido Nordestino, projeto este que tramita em forma de PEC no Congresso Nacional.


Além destes fatores, já citados, essa região também é uma das que possuem maior índice de universitários do Estado. No entanto, como contraponto, é também uma das que não possuem, sequer, uma escola de ensino técnico. A longa distância, precariedades de transportes, ameaça de corte dos mesmos, chantagens políticas e etc, têm levado alarmantes números de estudantes da região a pararem seu ciclo estudantil no ensino médio.

Diante dessa brutal realidade e da inércia dos políticos da região, os próprios estudantes lutam para também terem o direito de estudar no ensino superior mais perto de casa. Eles questionam o porquê de todas as regiões do estado possuírem Universidades e eles não. “Para que tantos Campi amontoados nos grandes centros urbanos? E a interiorização do ensino superior onde fica?” indagaram.

Começou de forma sutil, com quase 27 mil tuitadas, uma luta nas redes sociais, que rapidamente ganhou força, em favor do propósito. Como efeito disso já foi realizada uma sessão municipal de lançamento oficial dessa luta. No encontro, os estudantes contaram com as presenças de membros da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), de vários líderes locais e regionais, deputados estaduais e do vice-governador, Rômulo Gouveia.

Em outra oportunidade, esse grupo já esteve com o Reitor da UFCG, Thompson Mariz, tornando o movimento regional com a anexação de mais 11 cidades polarizadas por Soledade. O movimento cresceu e se tornou estadual com a realização de sessão exclusiva da temática na Assembleia Legislativa da Paraíba. Por último, em novembro de 2011, levaram a bandeira desta luta ao Congresso Nacional.

Já ocorreram várias reuniões com diversos líderes, senador, reitores, deputados estaduais e federais. “Continuaremos essa luta pela concretização deste anseio do povo de nossa região que é a de ter uma Universidade mais perto de nós seja ela UEPB, UFCG OU IFPB”, afirma Ícaro Onofre Costa, militante e um dos líderes da luta. “Por Soledade e Região um Campus Já”, disse ele.

Ícaro Costa, um dos idealizadores da luta pelo campus em Soledade. 

RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA

1 Comentários

  1. Me orgulho de fazer parte do grupo pioneiro, o qual estou disposto a ajudar no que for possível, como ajudei na criação dessa logomarca! Parabéns e força ao meu primo Ícaro Costa, sobrinho de Nina da Cajepa ai São Vicente. E VAMOS A LUTA!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem