UEPB
Segundo o governador, “a definição do reitor da UEPB levou em consideração a capacidade de unir forças para fazer a Universidade avançar mais. Tenho certeza que este Estado irá viver outro momento e a UEPB será otimizada para todos os paraibanos”.
Confirmado no cargo, o professor disse que vai dar sequência a todas as políticas de consolidação do processo de avanço da Instituição nas áreas do ensino, da pesquisa e extensão. Rangel Junior reafirmou que vai trabalhar para aprofundar a consolidação da UEPB como instituição pública gratuita, voltada para o desenvolvimento do Estado e cada vez mais próxima da sociedade.
A decisão do governador ratificou a vontade soberana de todos os três segmentos da Universidade Estadual que, no dia 16 de maio deste ano, elegeram Rangel Junior como reitor da Instituição. E põe fim a um impasse acadêmico de sete meses. Desde o resultado da eleição, a universidade espera a nomeação do novo reitor pelo governador que tem, legalmente, respaldo para indicar um dos três nomes escolhidos pela universidade através da eleição direta.
A universidade, o movimento estudantil e até a Assembleia Legislativa do Estado já havia se manifestado pedindo a nomeação do novo reitor e que fosse atendido o desejo da comunidade acadêmica manifestado no resultado das urnas. O segundo colocado na eleição, o professor Cristovão Andrade, obteve 1.865 votos, seguido da terceira, Eliana Maia, com 1.477.
A nomeação de Rangel Junior e do vice Etham Barbosa será publicada na edição desta sexta-feira (14), do Diário Oficial do Estado (DOE). A transmissão do cargo será realizada na noite desta quinta-feira, na solenidade de inauguração do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às 18 horas, às margens do Açude Velho, em Campina Grande.
Quem é Rangel Júnior
Rangel Júnior tem uma vida comprometida com a UEPB há mais de 30 anos. O professor foi estudante da universidade e presidente do Centro Acadêmico (CA) de Psicologia. Como militante estudantil e filiado ao PCdoB, participou ativamente da luta pela democratização da universidade nos anos de 1980, quando foi conquistado o direito de realizar eleições diretas para cargos dentro da instituição.
Paraibano de Juazeirinho, Rangel Junior, formado em Psicologia em 1987, com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro, está há mais de 20 anos na UEPB. Sua história se confunde com a história contemporânea da Instituição, tendo participado dos principais momentos da Universidade e contribuído para que a Instituição se transformasse em um dos maiores patrimônios da Paraíba.
Em sua trajetória, já foi vice-reitor da UEPB (1996-2000), presidente da ADURNE/ADUEPB (1990-1994), além de ter ocupado os cargos de pró-reitor de Extensão da UEPB (1997), pró-reitor de Ensino e Graduação, Chefe de Gabinete e pró-reitor de Planejamento (2004-2012). Atualmente exercia o cargo de pró-reitor de Planejamento da Instituição, tendo participação decisiva nas ações implementadas pela gestão da professora Marlene Alves, que fizeram a Universidade avançar de forma significativa.
RADIALISTA SEBASTIAO BARBOSA
Com Portal Vermelho
Postar um comentário