Uma das cidades que sediam as oficinas é Riachão do Poço, distante 44 km da Capital. Catorze agricultores aprendem técnicas de manutenção e de como operar os veículos. Um deles é João Batista da Silva Pereira, de 36 anos, morador do Assentamento Chico Mendes, no mesmo município. “Eu não imaginava que um dia poderia guiar um trator, mas com o conhecimento repassado na oficina vejo que isso vai ser possível”, confessou. “Só no assentamento onde moro, 120 famílias vão ser beneficiadas com o trator. Vamos ganhar agilidade e plantar, de forma mais planejada, batata, inhame, feijão e milho”.
O gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital, explicou que a capacitação segue um cronograma de atividades montado antes mesmo dos tratores serem entregues. “Muitos desses trabalhadores não sabiam operar os veículos, por isso vimos a necessidade de organizar as oficinas e entregar manuais de orientação para eles”, disse. Segundo o gestor, as capacitações beneficiam, além de Riachão do Poço e Camalaú, as cidades de Mari, Boa Ventura, Salgado de São Félix, Pitimbu, Areial, Remígio, Patos, São José de Espinharas, Pombal e Aparecida.
Mais de 200 agricultores já participaram das capacitações, que vão continuar nas próximas semanas. Os cursos acontecem em parceria entre o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa).
RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA
COM SECOM-PB
Postar um comentário