A seca na Paraíba está passando de predominantemente da Zona Rural para a Zona Urbana. De acordo com o secretário de Infraestrutura do Estado, Efraim Morais, este final de ano está se repetindo a situação de emergência já vivida por cidades como Remígio e Esperança há pouco mais de um ano.
O secretário revelou em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan desta quarta (21) que 12 cidades paraibanas já estão fazendo racionamento e outras como Triunfo está sendo totalmente abastecida por carros-pipa.
“Tanto a Zona Rural quanto a Zona Urbana de outras cidades vi acontecer a mesma coisa”, prevê o secretário. De acordo com Morais, o maior problema da seca é a sede e alertou que os mananciais do estado já estão começando a ficar em estado crítico.
Morais destaca que esse não é um momento de ‘buscar culpados’, mas de união da classe política, todos os órgãos competentes, a classe trabalhadora e produtores, buscando amenizar a situação de perda do rebanho.
“Hoje temos 40% do rebanho”, aponta. Contudo a diminuição não se dá apenas por mortalidade, mas também por mudança dos rebanhos, buscando ouras pastagens, tentando escapar da seca. “A nossa tendência é que e tiver no início do ano umas chuvadas pode escapar até 50% do rebanho”, explica.
Além da venda de ração a baixo custo o governo está trabalhando também com programas como o bolsa estiagem de R$ 400 e o seguro safra. “Isso para evitar que se veja, hoje animais, amanhã pessoas estendidas nas beiras de estrada morrendo de fome ou de sede”, conta.
Marília Domingues
Postar um comentário