Geovanni Medeiros vai mostrar as experiências bem sucedidas de famílias agricultoras paraibanas que trabalham com hortaliças em pequenas comunidades rurais e em outras atividades. Através destas atividades essas famílias se tornaram fornecedoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e comercializam nas feiras livres das cidades onde residem.
Durante a palestra, Geovanni Medeiros vai exibir um vídeo com experiências de vários agricultores familiares paraibanos no campo da agroecológica de convivência com o semiárido. Outra ação a ser apresentada será o Sistema de Gerenciamento de Informações de Atividades de ‘Ater’ da Emater Paraíba ( Sigater). Esse sistema tem colaborado nos avanços tecnológicos para o fortalecimento da agricultura familiar.
“O Sigater tem colaborado de maneira bastante eficaz na experiência da Paraíba com agricultura familiar, tendo em vista a metodologia utilizada no sistema que facilita a melhor compreensão das técnicas sobre as unidades produtivas familiares. Desse modo qualificamos os nossos servidores e o êxito das ações, favorecendo também a inclusão produtiva com geração de renda familiar dos assessorados”, afirmou Geovanni.
Segundo o presidente da Emater, o Sigater possibilita também analisar o sistema produtivo como um todo, favorecendo principalmente ações de transição agroecológica e, consequentemente, de alimentos saudáveis.
RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA
COM SECOM-PB
Postar um comentário