Loading...

Agricultores, secretaria Municipal de desenvolvimento rural, Emater local e representantes do Banco do Nordeste, se reuniram na Câmara de Vereadores na última terça-feira (11) para discutirem assuntos relacionados ao AgroAmigo, uma linha de crédito voltada exclusivamente para o financiamento de serviços e atividades no campo.


Cerca de 100 agricultores estiveram presentes, além do wsecretário de agircultura juazeirinhense, a coordenadora da Emater local, Silvana Farias e os representantes do Banco do Nordeste, Flávio, José Roberto e Leandro.

Entre os temas abordados, podemos destacar o AgroAmigo Estiagem, uma linha de crédito com taxas de juros de 1% ao ano, prazo de até 10 anos para quitação da dívida, carência de 3 anos e bônus de 40% para quem paga as parcelas em dia.

“Por exemplo, o agricultor pega R$ 2.500 emprestados pelo AgroAmigo Estiagem e só ocmeça a pagar a partir de 2015. Se ele pagar as parcelas em dia, ganha R$ 1 mil de Bônus e tem 7 anos para quitar toda a dívida”, explica Leandro do BNB.

Muito projeto e pouco recursos

Os representantes do banco, disseram ainda que atendem 38 municípios na Paraíba e que, infelizmente, são muitos os projetos apresentados, o que dificulta um pouco a liberação dos recursos.

“Em agosto, por exemplo, tive que analisar 500 pré-propostas advindas dos agricultores desses 38 municípios. Além disso, a liberação do recursos, dpeois de aprovado cada projeto, gira em torno de 40 dias e não é de imediato, como almeja o homem do campo”, explica Leandro.

Em Juazeirinho, por exemplo, foram apresentadas 30 pré-propostas na terça-feira. Destas, apenas 14 foram selecionadas.



heleno lima 

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem