Cerca de 450 famílias da Paraíba sobrevivem da agricultura familiar orgânica e dão ao Estado o primeiro lugar no ranking da região Nordeste nesse tipo de produção. De acordo com dados do Ministério da Agricultura (Mapa), a Paraíba é o Estado da região com a maior área plantada de orgânicos de forma familiar, 149 hectares. Além de proteger o meio ambiente, a produção promove a qualidade de vida dos consumidores e dos agricultores.
Para ensinar os agricultores a manipulação e a preparação dos defensivos orgânicos naturais, sem produtos químicos, o Sebrae irá oferecer capacitações nesta terça (24) e quarta-feira (25), durante a 2ª Semana da Agricultura, no Espaço Cultural, em João Pessoa.
A Semana do Agricultor teve início nesta segunda (23), em João Pessoa e se estende até o dia 31, pelas cidades do interior do Estado. Durante esses dias, haverá uma vasta programação de palestras, oficinas, além da apresentação e comercialização de produtos e exposição das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. As oficinas do Sebrae acontecerão na terça à tarde (15h) e na quarta pela manhã (9h) e serão ministradas pelo engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae, Newton de Novais Filho. As inscrições podem ser feitas no local e são gratuitas.“Muitos agricultores paraibanos já produzem orgânicos e têm a consciência da importância desse cultivo sem agrotóxico. Essa é uma tendência mundial, de alimentação saudável”, disse Newton. Ele destacou que, em João Pessoa, há feiras de alimentos orgânicos, em diversos bairros, como dos Estados, Bessa e na Universidade Federal da Paraíba. Municípios da Zona da Mata, Borborema e Cariri produzem tomate, cenoura, cebola, pimentão, inhame, macaxeira, batata, hortaliças e frutas como abacaxi, mamão, maracujá e banana.Segundo o gestor do Projeto de Horticultura do Sebrae Paraíba, Pablo Queiroz, o agricultor paraibano já está tendo uma visão empreendedora de sua produção. “Muitos já pensam na rentabilidade da família, em adquirir novas tecnologias e também se preocupam com o meio ambiente e a saúde”, disse Pablo. O Sebrae oferece consultorias aos agricultores através do Programa Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS), com foco na sustentabilidade.O agricultor José Nogueira, de Alhandra, é um desses beneficiados pelo PAIS. Nos últimos cinco anos começou a plantar alimentos orgânicos e juntamente com mais 23 famílias faz parte da Associação dos Produtores do Litoral Sul da Paraíba. A partir de então, trabalham em grupo e produzem sem agrotóxico. “Não usamos nada de veneno ou adubo químico em nossas plantações. Assim, estamos ajudando a saúde dos nossos clientes e ainda preservando o meio ambiente”, conta Nogueira que presidente a associação.
Oficinas Sebrae na 2ª Semana da Agricultura Local: Espaço Cultural – João Pessoa Datas: 24 e 25 de julho Horário: 15h (no dia 24) e 9h (no dia 25) Inscrições gratuitas e no local do evento
Agência Sebrae
Postar um comentário