O Movimento em favor da campanha “Soledade um Campus Já” foi iniciado no dia 5 de julho do ano passado quando buscava sensibilizar a sociedade e os governos quanto à necessidade da instalação de um Campus Universitário no município de Soledade.
O precursor do movimento o foi estudante do curso de História da UFPB, Fernando Luiz Araújo da Costa, que utilizou as redes sociais, em especial o Twitter com a campanha #Soledadeumcampusjá, encampada também por Ícaro Onofre Costa, Joana D’arc e outros universitários #SOLEDADEUMCAMPUSJÁ.
Ainda no ano de 2011, o Movimento realizou vários eventos e intensa mobilização em prol da instalação do Campus Universitário para Soledade, inclusive, uma sessão especial na Assembléia Legislativa.
Primeiro grande resultado
No do dia 25 de agosto de 2011, o Deputado Luiz Couto postava em seu microbloger twitter, a excelente noticia referente à confirmação de que o município de Soledade seria contemplado.
A boa notícia surgiu a partir de reunião na daquele dia (25) em Brasília com a bancada do PT, onde o Deputado Luiz Couto e o Reitor da Universidade de Campina Grande (UFCG) Thompson Mariz, firmaram compromisso para instalação de um Pólo da UFCG e assim, o município de Soledade seria contemplado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).
A luta continua
Luis Couto justificou a instalação de um Pólo Universitário no município de Soledade, a partir de sua privilegiada localização geográfica. Segundo o Deputado, Soledade está no meio do caminho entre as regiões do Curimataú, Cariri e Seridó paraibano e possui um grande número de universitários.
Na segunda-feira, dia 12 de março deste ano, o Reitor do IFPB, professor João Batista e o pró-reitor de Ensino, professor Paulo de Tarso receberam a visita do prefeito de Soledade, José Bento e dos universitários. O objetivo do encontro foi levantar informações sobre as necessidades técnicas exigidas no processo de implantação de um campus.
O Reitor do IFPB, professor João Batista e o pró-reitor de ensino, professor Paulo de Tarso orientaram a comitiva quanto à necessidade da realização de estudos prévios, levantando dados sobre a economia local, eixos vocacionais e índice de desenvolvimento humano da cidade.
Desventura estadual:
Após muita luta empreendida junto ao Governo do Estado na busca de um campus da UEPB, xeque mate na esperança, se deu na reunião do OD em Soledade, em 12 de maio do deste ano, quando o Governador Ricardo Coutinho, claramente em sua fala final, tentou mostrar inviabilidades diversas.
Recomendação I
O Deputado Luiz Couto e o Reitor Thompson Mariz, recomendaram o município a fazer articulação junto ao Senador Vitalzinho, uma vez que o Senador Vital do Rêgo estava Presidente da Comissão de Orçamento, para que este pudesse consignar a previsão orçamentária no Plano Plurianual.
Os encontros com o Senador Vital aconteceram com representantes do Movimento e o Prefeito Zé Bento.
Recomendação I
O Deputado Luiz Couto quando da participação em Sessão especial na Câmara de Vereadores de Soledade, recomendou que as lideranças políticas e do movimento, buscassem junto aos deputados votados nas cidades da região, o apoio para que estes consignassem em suas emendas pessoais, recursos para a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).
O que falta agora?
Primeiro:
A continuação do movimento com um maior engajamento dos mais diversos setores da sociedade.
Segundo:
Intensificar o Movimento com um foco específico: Busca incessante de recursos financeiros junto à bancada federal para se garantir a efetivação do projeto.
Diante, de tudo isso, resta-nos conclamarmos que todos e todas que se interessem pelo movimento, caminhem na busca direta destes recursos em caráter suprapartidário.
Por Ivanilson Gouveia
Notícias relacionadas:
Postar um comentário