Loading...
SEca no Nordeste
A Paraíba é o segundo Estado em pior situação por conta da seca que afeta o Nordeste. Dos 223 municípios paraibanos, 197 já decretaram estado de emergência, o que corresponde a 88,3% do Estado. Em seguida vem o Rio Grande do Norte, com 139 municipios e o pior Estado é a Bahia com 230 municípios em situação de emergência.

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Integração Nacional, o Nordeste tem 1.013 municípios em situação de emergência por causa da estiagem. Com isso, são 4 milhões de pessoas afetadas diretamente pela seca na região. E não há previsão de chuva para o sertão nordestino nos próximos dias. No litoral, chove desde quarta-feira (13).
O Governo Federal anunciou que tem R$ 2,7 bilhões disponíveis para ações emergenciais de combate à seca, como a contratação de carros-pipa, a instalação de mais de 30 mil cisternas e a recuperação de 2,4 mil poços no âmbito do programa Água para Todos.
"Estamos monitorando a parte leste da região, que vai da Bahia ao Rio Grande do Norte. A previsão é chuva forte. Volta e meia, a chuva pode ser moderada. Para o interior, não há previsão”, informou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),Odete Chiesa.
Segundo ela, a temporada de chuvas no interior da Região Nordeste ocorre entre fevereiro e abril, mas, este ano, praticamente não choveu. Geralmente, quando a chuva não vem nessa época, a probabilidade é que não chova mais no restante do ano, informou a meteorologista.
O que é estado de emergência
Quando um Estado ou município está em estado de emergência, além do regime de alerta conduzido pela Defesa Civil, o Poder Público pode contratar serviços e fazer obras sem necessidade de abrir licitação.
O Ministério da Integração Nacional anunciou esta semana que há R$ 2,7 bilhões disponíveis para ações emergenciais de combate à seca, como a contratação de carros-pipa, a instalação de mais de 30 mil cisternas e a recuperação de 2,4 mil poços no âmbito do programa Água para Todos.
A partir de segunda-feira (18), Bahia, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais terão acesso ao Bolsa Estiagem.
Augusto Magalhães, com informações da agência Brasil

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem