Hoje é um dia importante para muita gente - em especial se você já leu todos os livros de Douglas Adams ou assistiu a hexalogia de Guerra nas Estrelas. Conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, o mundo comemora também nesta sexta-feira (25/5) o Dia da Toalha.
A data recebeu esse nome duas semanas depois do falecimento do autor da série de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias", Douglas Adams, em 2001, quando o escritor recebeu uma homenagem de milhares de pessoas.
Na história literária, o protagonista Arthur Dent descobre que um de seus melhores amigos, Ford Prefect, é um extra-terrestre, e também que a Terra está prestes a ser invadida por uma raça alienígena conhecida como os Vogons. A partir daí, o jovem precisa viajar o espaço em busca de respostas para evitar a destruição do planeta.
A grande questão é que, para realizar essas viagens, Arthur precisa usar uma... toalha (Adams dedicou uma parte inteira de sua obra só para falar da importância do objeto, dizendo que "a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar"). Apesar de parecer estranho, não demorou para que o tema se tornasse um símbolo nerd.
Mas a toalha não é a única representação para a data. Outra comemoração neste mesmo dia é que, em 25 de maio de 1977, era lançado nas salas de cinema o filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.
Para celebrar ambas as datas do calendário nerd, o Brasil será palco de alguns eventos. Em São Paulo, haverá uma espécie de marcha que reunirá fãs de Douglas Adams no vão do MASP, na Avenida Paulista, a partir das 19h. Eles seguirão, cada um com sua toalha, em direção à rua Augusta. Já em Brasília, quem passar pela Livraria Cultura do CasaPark Shopping Center poderá acompanhar uma série de atividades especiais para comemorar o dia.
Se na década de 70 tinha o Luke Skywalker, agora no século XXI outros nerds conseguiram um status respeitoso no cenário mundial. Acompanhe alguns deles na galeria abaixo:
olhar digital
Dia do Orgulho Nerd e Dia da Toalha: o que significam essas datas?
SERIDOPB
0
Comentários
Postar um comentário