O Deputado Federal Wilson Filho (PMDB) e o Deputado Estadual Gervásio Maia (PMDB) convocaram, para o dia 29 de maio, audiência pública da Assembleia Legislativa da Paraíba, que debaterá com a Anatel e os representantes das operadoras o verdadeiro caos que se instalou no setor de telefonia móvel e as medidas necessárias para solucionar o problema.
Logo após, no dia 30, em Brasília, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados, presidida pelo Deputado Federal Wilson Filho, realizará audiência pública em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor, na qual estarão presentes o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo,o Presidente da Anatel e os Presidentes da Oi, Tim, Claro, Vivo e todas as demais empresas prestadoras de serviço de telefonia móvel, para que seja dada a devida explicação ao Poder Legislativo a respeito de quando e como os problemas da telefonia móvel serão resolvidos definitivamente.
O Deputado Federal Wilson Filho se disse revoltado com a falta de respeito das operadoras de telefonia móvel para com os usuários de telefones celulares na Paraíba. “Não é favor algum, mas uma obrigação das operadoras prestar um serviço de qualidade, já que os clientes estão pagando, portanto exigem que tudo funcione a contento”, declarou Wilson Filho.
O Deputado Federal acrescentou que é preciso fazer valer os direitos dos usuários de telefonia, diante das constantes falhas nos serviços, das tarifas exorbitantes e da extrema dificuldade de diálogo entre operadores e clientes. Para ele, os serviços estão se degradando e, em determinados locais, é praticamente impossível falar ao telefone, sendo necessário, em muitos casos, os clientes saírem de suas casas e irem até o meio da rua para poderem fazer uma ligação.
Maior rigor
O Brasil é o lugar onde o serviço de telefonia celular atua com maior precariedade, ao contrário da maioria dos outros países da América Latina, em que a qualidade é indiscutível. Além disso, as operações com cartão de crédito ficam prejudicadas pela constante ausência de sinal, o que dificulta no faturamento do comércio. Wilson Filho reclama um maior rigor da Anatel na fiscalização e apuração do descaso das operadoras.
“Clientes da Oi, na Paraíba, estão organizando um movimento de protesto por intermédio das redes sociais e até já marcaram uma concentração em frente ao prédio da concessionária, em João Pessoa; contudo é bom que fique esclarecido que não somente a Oi, mas todas as companhias de telefonia móvel deixam a desejar”, acrescentou o Deputado Wilson Filho. De fato, a estrutura das operadoras não tem acompanhado o crescimento das cidades paraibanas, apesar de continuarem a vender cada vez maior quantidade de aparelhos que, com isso, ficam praticamente sem possibilidade de uso efetivo por parte do comprador.
“Não se pode vender o que não se está capacitado para oferecer, se as concessionárias querem faturar, então têm de estruturar-se, investindo em estações de rádio-base (antenas) de qualidade ou de maior raio de abrangência, mas o que se vê, infelizmente, é que elas só querem ter receita, mas não querem ter despesa alguma”, afirmou Wilson Filho
Postar um comentário