O estudo feito em 2012 mostra que agora 66% dos britânicos sofrem da nomofobia, sendo que mais mulheres (70%) do que homens (61%) são afetados, mas isso pode ser explicado porque um número maior de homens carrega dois aparelhos, para o caso de um não estar disponível. Cerca de 77% das pessoas na faixa etária dos 18 aos 24 anos é atingida.
Apesar desta pesquisa ser feita na Grã-Britânia não acho que os brasileiros estejam muito distantes disso. A participação do nosso país em redes sociais não para de crescer e um estudo realizado pela consultoria IDC indica que cerca de 15 milhões de smartphones serão vendidos no país em 2012. Teremos em pouco tempo um número muito grande de usuários conectados a todo momento.
Nisso você pode adicionar o que vemos no Facebook e Twitter. É relativamente comum vermos atualizações de amigos que estão aflitos porque o celular quebrou ou foi esquecido em casa. Eu aparentemente me encaixo no grupo pois apesar de não ter passado por um episódio de ansiedade ao estar longe do aparelho levo um extra na mochila para o caso da bateria acabar (coisa simples ao se usar muito o 3G).
Especialistas afirmam que para se curar da nomofobia é preciso fazer uma terapia de exposição, onde a pessoa começa imaginando momentos da vida sem o aparelho e depois tenta se separar dele aos poucos. Para casos mais graves é indicado o uso de medicações.
E você acha que é atingido pela nomofobia?
Fontes:
DEIXE SEU COMENTÁRIO.
FONTE: BLOG RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA
Postar um comentário