As inscrições são feitas até o dia 20 de abril no site www.ifpb.edu.br/concurso onde é possível ler os editais com todos os detalhes. A taxa de inscrição é no valor de R$ 30. Para o curso técnico, até 30 de março, é possível pedir isenção da taxa. Para o curso superior, o resultado da isenção é divulgado em 4 de abril. Há reserva de 5% para pessoas com deficiência e no Polo de Sousa, para assentados da Reforma Agrária.
No curso de Letras, há cotas em cada pólo, para professores da rede pública de ensino. Os candidatos podem optar por formas diferenciadas de seleção. É possível concorrer com a nota do Enem 2011 ou 2010 ou ainda fazer uma prova no dia 20 de maio.
"Esse curso tem por objetivo sobretudo proporcionar uma formação aos professores que atuam na rede pública e que não tiveram oportunidade de se capacitar anteriormente. No entanto, as vagas também são estendidas a outros candidatos", explica a coordenadora do curso de Letras, Girlene Formiga.
A prova será voltada para a área do conhecimento das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões objetivas e mais uma redação. “Os componentes curriculares serão Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação”, afirmou Girlene.
O resultado final está previsto para o dia 06 de julho. A duração do curso será de oito semestres, com encontros presenciais nos quatro polos. A plataforma utilizada para ministrar o curso é o Moodle. “Todo material didático a ser utilizado no curso está sendo preparado por profissionais do IFPB, pensando em atender as necessidades do nosso público alvo”, finaliza Girlene.
No curso técnico de Segurança do Trabalho em EAD, há um convênio com a Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec) e a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. No dia 16 de abril, a lista dos isentos é divulgada. A seleção consta de uma prova a ser realizada em 27 de maio, das 8h às 11h, com questões de Matemática e Língua Portuguesa, em nível médio. A previsão é divulgar o resultado da prova até 15 de junho e o final até 6 de julho. Há reserva de 70% das vagas para estudantes da rede pública estadual.
“O projeto pedagógico foi construído junto à equipe da Secretaria do Estado. Queremos expandir esse curso para outros campi do IFPB na outra seleção”, comentou o coordenador da EAD no IFPB, Francisco Alves. O professor destacou que o curso vai se beneficiar da experiência do Campus de Patos que tem o curso superior em Segurança do Trabalho. Ele informou que o coordenador do curso será o professor Lavoiseur Morais de Medeiros.
O curso deve contar com 18 tutores à distância e 12 presenciais, espalhados nos polos. Em breve, deve ser aberto processo seletivo para esses tutores que auxiliam os professores, cujo quadro é formado principalmente com docentes do Campus de Patos.
O curso de Segurança no Trabalho é voltado para a qualidade de vida dos trabalhadores, por meio da promoção da saúde e prevenção de acidentes e doenças laborais.
Mais informações também no site http://ead.ifpb.edu.br
FONTE: IFPB
Postar um comentário