» » » Tota Guedes alega que falta experiencia com municipalidade deixa novos prefeitos de fora de eleição da FAMUP

A eleição para a presidência da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) deverá acontecer até a primeira semana de dezembro. O atual presidente da entidade, Tota Guedes, informou que ainda não há uma definição sobre a data, mas adiantou que o prazo para a inscrição das chapas será oito dias após a divulgação da data da eleição.

Tota será candidato à reeleição e tem sofrido críticas de prefeitos eleitos este ano por não poderem disputar o cargo. O prefeito eleito de Soledade, Geraldo Moura Ramos (PP), ameaçou recorrer à Justiça caso a Famup não aceite adiar para janeiro a eleição para a escolha de seus dirigentes. Segundo Tota, o estatuto da Famup impede prefeitos eleitos, sem experiência com a municipalidade, disputar o cargo. “Eles não podem ser candidatos porque não são prefeitos ainda. Isso está muito claro no estatuto, que foi aprovado em 2012 por mais de 120 prefeitos”, disse Tota.

O dirigente acrescenta que ex-prefeitos, desde que tenham a permissão do atual gestor, estão liberados para disputar o cargo, como é o seu caso. “Quem é filiado a entidade é o município e não o gestor. Portanto, se o atual prefeito autorizar que um ex-prefeito se candidate pelo município, ele estará apto a concorrer ao cargo”, explicou. Tota era vice-presidente da Famup na gestão de Buba Germano, que deixou a presidência da entidade para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. Ele completou mandato e, embora não fosse mais prefeito de Pedra Lavada, recebeu a autorização do prefeito Roberto Cordeiro para representar o município nas eleições. Ganhou com chapa única e agora é candidato à reeleição.

Cerca de 160 municípios estão aptos para votar nas eleições deste ano. O município precisa estar filiado à entidade há pelo menos um ano e dois anos de filiação para lançar um candidato. A eleição é presencial, na sede da Famup, em João Pessoa.


Blog do Gordinho

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO