» » » » Conselho Tutelar de São Vicente visita Associação Rural

Conselheiros Tutelares
 Presentes na reunião
Na tarde deste sábado, 13, os moradores das comunidades do Alagamar dos Lourenços e Cedro receberam em sua associação os novos conselheiros tutelares de São Vicente do Seridó. A associação tem sede localizada no Sitio Cedro, local que ocorreu a reunião. O convite foi feito pela presidente Geruza Gonçalves e imediatamente aceito pelos conselheiros, com o intuito principal de esclarecer para os sócios os princípios básicos que caracterizam o trabalho de um conselheiro.

Estiveram presente representando o conselho, Rosa Dulcenilda, Etanio Fernandes e Jeffiti Mucio, contudo a atual equipe é formada também por Jualysson Cordeiro e Emília Gouveia. Os dois últimos não puderam comparecer por questões de ordem superior. A atual gestão tomou posse no ultimo dia 10 de Janeiro, a partir de então já começaram a atender as ocorrências da população São Vicentina. Contabilizando pouco mais de um mês de trabalho.

Com a presença de 28 associados à reunião teve inicio com a fala da presidente Geruza que logo após as saudações iniciais passou a palavra para os conselheiros. Cada um dos três tiveram a oportunidade de se dirigirem as pessoas que estavam presentes. Jeffiti Mucio ressaltou a importância do trabalho do conselho tutelar, citando inclusive em sua fala o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Um artigo do Eca diz que qualquer suspeita ou confirmação de agressão ou omissão contra uma criança ou adolescente deve ser imediatamente comunicado ao conselho tutelar e ai o conselho vai tomar as providências necessárias, investigar e ver se realmente está acontecendo. Explica. Mucio também ressalta a forma sigilosa como trabalham, com o objetivo principal de evitar constrangimentos.

Jeffiti Mucio e Rosa Dulcenilda
falando aos sócios
Rosa Dulcenilda lembra como o conselho é extremamente importante em situações como questões domésticas, inserção dos jovens nas escolas e até em casos de agressão familiar. A conselheira também explica como a falta de amor tem levado muitos jovens para as ruas e para os vícios, destacando para os presentes a importância do carinho e do afeto familiar. Em sua fala, Etanio Fernandes ressalta a importância dos pais no convívio diário com seus filhos, principalmente com relação as suas companhias e amizades, aconselhando aos responsáveis sempre terem cuidado extremo com esses detalhes. Lembra ainda que os conselheiros estão sempre a disposição da população, com o objetivo de lutarem pelos direitos das crianças e adolescentes.

 Dessa forma os sócios que compareceram a reunião na tarde deste sábado, puderam ficar cientes do trabalho realizado pelo conselho tutelar, aspecto destacado na fala de Inácio de Loiola, morador do Sitio Alagamar dos Lourenços e sócio da associação. “Foi muito importante pra quem não conhece o trabalho deles. Muita gente não ver o conselho trabalhando ai diz que não fazem, mas é como eles falaram, é um serviço sigiloso. É bom pra todo mundo ficar sabendo e entendendo, pois vai servir para as pessoas saber que se precisarem do conselho, eles estão lá”. Explica Inácio.

Conselheiros explicam a importância
do seu trabalho
 A associação dos moradores do Cedro e Alagamar dos Lourenços foi fundada no ano de 2011 e possui atualmente 56 sócios. As reuniões acontecem uma vez por mês, sempre tratando de assuntos relevantes para os moradores locais. O espaço disponibilizado para que os conselheiros pudessem deixar claro o modo que atuam perante a sociedade, foi bastante elogiado por todos, inclusive pelos próprios conselheiros. Como explica Rosa Dulcenilda. “É muito importante porque muitas pessoas tem uma concepção muito diferente do conselho tutelar, de que o conselho não trabalha por nós trabalharmos em segredo, é um trabalho que não é divulgado. Então um espaço desses é muito importante para que possamos divulgar o nosso serviço e mostrar um pouco o que é o conselho tutelar”. Lembra.

A Presidente da associação Geruza Gonçalves, bastante elogiada por sua iniciativa, também deixa claro a importância da reunião. “Eu acho muito importante porque o trabalho deles, como muitos sabem, é oculto. Mas, eles trabalham bem pelo que ouço a comunidade falar. Por isso que eu os convidei aqui, pra mostrarem o seu trabalho”.

Analisando a opinião dos sócios após a reunião, percebe-se que o objetivo proposto inicialmente foi cumprido e de forma bem sucedida. Aspecto também percebido pelo carinho das pessoas com os conselheiros. Se existia duvida sobre o trabalho por eles realizados, com o término das falas este aspecto passou a não mais existir.


Por: Rogério dos Santos Silva
PORTAL SERIDÓ PB


Postador Rogério Santos

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO ARTIGO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO