Loading...
Conselheiros Tutelares
 Presentes na reunião
Na tarde deste sábado, 13, os moradores das comunidades do Alagamar dos Lourenços e Cedro receberam em sua associação os novos conselheiros tutelares de São Vicente do Seridó. A associação tem sede localizada no Sitio Cedro, local que ocorreu a reunião. O convite foi feito pela presidente Geruza Gonçalves e imediatamente aceito pelos conselheiros, com o intuito principal de esclarecer para os sócios os princípios básicos que caracterizam o trabalho de um conselheiro.

Estiveram presente representando o conselho, Rosa Dulcenilda, Etanio Fernandes e Jeffiti Mucio, contudo a atual equipe é formada também por Jualysson Cordeiro e Emília Gouveia. Os dois últimos não puderam comparecer por questões de ordem superior. A atual gestão tomou posse no ultimo dia 10 de Janeiro, a partir de então já começaram a atender as ocorrências da população São Vicentina. Contabilizando pouco mais de um mês de trabalho.

Com a presença de 28 associados à reunião teve inicio com a fala da presidente Geruza que logo após as saudações iniciais passou a palavra para os conselheiros. Cada um dos três tiveram a oportunidade de se dirigirem as pessoas que estavam presentes. Jeffiti Mucio ressaltou a importância do trabalho do conselho tutelar, citando inclusive em sua fala o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Um artigo do Eca diz que qualquer suspeita ou confirmação de agressão ou omissão contra uma criança ou adolescente deve ser imediatamente comunicado ao conselho tutelar e ai o conselho vai tomar as providências necessárias, investigar e ver se realmente está acontecendo. Explica. Mucio também ressalta a forma sigilosa como trabalham, com o objetivo principal de evitar constrangimentos.

Jeffiti Mucio e Rosa Dulcenilda
falando aos sócios
Rosa Dulcenilda lembra como o conselho é extremamente importante em situações como questões domésticas, inserção dos jovens nas escolas e até em casos de agressão familiar. A conselheira também explica como a falta de amor tem levado muitos jovens para as ruas e para os vícios, destacando para os presentes a importância do carinho e do afeto familiar. Em sua fala, Etanio Fernandes ressalta a importância dos pais no convívio diário com seus filhos, principalmente com relação as suas companhias e amizades, aconselhando aos responsáveis sempre terem cuidado extremo com esses detalhes. Lembra ainda que os conselheiros estão sempre a disposição da população, com o objetivo de lutarem pelos direitos das crianças e adolescentes.

 Dessa forma os sócios que compareceram a reunião na tarde deste sábado, puderam ficar cientes do trabalho realizado pelo conselho tutelar, aspecto destacado na fala de Inácio de Loiola, morador do Sitio Alagamar dos Lourenços e sócio da associação. “Foi muito importante pra quem não conhece o trabalho deles. Muita gente não ver o conselho trabalhando ai diz que não fazem, mas é como eles falaram, é um serviço sigiloso. É bom pra todo mundo ficar sabendo e entendendo, pois vai servir para as pessoas saber que se precisarem do conselho, eles estão lá”. Explica Inácio.

Conselheiros explicam a importância
do seu trabalho
 A associação dos moradores do Cedro e Alagamar dos Lourenços foi fundada no ano de 2011 e possui atualmente 56 sócios. As reuniões acontecem uma vez por mês, sempre tratando de assuntos relevantes para os moradores locais. O espaço disponibilizado para que os conselheiros pudessem deixar claro o modo que atuam perante a sociedade, foi bastante elogiado por todos, inclusive pelos próprios conselheiros. Como explica Rosa Dulcenilda. “É muito importante porque muitas pessoas tem uma concepção muito diferente do conselho tutelar, de que o conselho não trabalha por nós trabalharmos em segredo, é um trabalho que não é divulgado. Então um espaço desses é muito importante para que possamos divulgar o nosso serviço e mostrar um pouco o que é o conselho tutelar”. Lembra.

A Presidente da associação Geruza Gonçalves, bastante elogiada por sua iniciativa, também deixa claro a importância da reunião. “Eu acho muito importante porque o trabalho deles, como muitos sabem, é oculto. Mas, eles trabalham bem pelo que ouço a comunidade falar. Por isso que eu os convidei aqui, pra mostrarem o seu trabalho”.

Analisando a opinião dos sócios após a reunião, percebe-se que o objetivo proposto inicialmente foi cumprido e de forma bem sucedida. Aspecto também percebido pelo carinho das pessoas com os conselheiros. Se existia duvida sobre o trabalho por eles realizados, com o término das falas este aspecto passou a não mais existir.


Por: Rogério dos Santos Silva
PORTAL SERIDÓ PB


Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem